terça-feira, 22 de setembro de 2009

Câmara Federal aprova proposta que aumenta número de vereadores

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país dos atuais 51.748 para até 59.791. A medida prevê também a redução dos percentuais máximos de repasses de recursos municipais para serem gastos com as câmaras de vereadores. Ou seja, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos.A aprovação foi comemorada pelos deputados no plenário. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstensões. A medida será agora promulgada em sessão solene do Congresso.

CRAS-PAIF Levy Gasparian visita Asilo



Na última terça-feira (dia 22) o CRAS-PAIF (Centro de Referência de Assistência Social e Programa de Atendimento Integral a Familia) da Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, acompanhadas do “Grupo de Jovens e Adolescentes ligados no Assunto” estiveram visitando o Asilo São Vicente de Paula, em Três Rios, num total de mais de 20 jovens na faixa etária de 11 a 18 anos de idade.

De acordo com a Coordenadora do Programa, Sheila Amorim Marques Aguiar, o objetivo da visita, além de cumprir a determinação do Prefeito Cláudio Mannarino, é o de apresentar e integrar os jovens e adolescentes que fazem parte do programas administrados pela prefeitura, com a realidade vivenciada pelos idosos e pelas outras pessoas de diferentes faixas etárias na sociedade, conforme preconiza o Plano Nacional de Assitência Social.

Segundo a Psicóloga Lívia Calvetto e a Assitente Social Hortência Regina Grillo, o passeio serviu também para demonstrar o entrosamento entre as secretarias, já que só foi possível realizar, graças a parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a de Transportes. Outros passeios estão programados e fazem parte do planejamento elaborado pela atual secretária da pasta, Flávia Bruno, que desenvolve as ações do Chefe do Poder Executivo na área social.

A Coordenação do PAIF e do CRAS, funcionam sob a vinculação da Secretaria Municipal de Assistência Social.



Prefeitura de Paraíba do Sul segue com obras da nova creche em ritmo acelerado



A prefeitura do município de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação está otimista com a obra da creche, na Rua das Palhas, que atenderá cerca de 120 crianças em período integral.
Segundo o prefeito Gil Leal, o novo prédio está sendo construído, teve suas obras retomadas dentro dos padrões apropriados às necessidades de funcionamento e possuirá equipamentos que irão compor seus espaços, fazendo dela a creche mais moderna do município.
Social
Festa a Fantasia que aconteceu no
sab
ado dia 19 no Clube Social












Prefeito apresenta área para construção da FAETEC em Levy

Acompanhado do ex-prefeito de Três Rios – Celso Jacob, que atualmente é secretário Especial do Governador Sérgio Cabral Filho, o Prefeito de Comendador Levy Gasparian Cláudio Mannarino, apresentou no fim do mês passado (dia 25) ao Assessor da Presidência da FAETEC, Uelinton Farias Alves, uma área de terras totalmente plana e de fácil utilização, localizada às margens da Estrada União Indústria, centro da cidade, onde seria erguido um novo prédio para abrigar a sede da instituição no município. Porém, no sentido de agilizar a chegada dos cursos técnicos e profissionalizantes, Cláudio Mannarino decidiu pela utilização da sede da Câmara Municipal, na Praça Joaquim José Ferreira, no centro, para facilitar o acesso dos interessados em frequentar os cursos, tanto pessoas residentes em Levy, quanto àqueles que – por ventura, venham de outros municípios para estudar. Dessa forma, o local foi aprovado na última sexta-feira (dia 18), quando novamente o representante da FAETEC, Uelinton Alves, acompanhado do Prefeito verificaram as instalações do prédio.Essa semana, em reunião com seus secretários, Cláudio Mannarino elogiou e agradeceu a boa vontade do Presidente do Poder Legislativo local, Fernando Cheiffer, que garantiu ceder o espaço, sem problemas, devido o alto interesse da municipalidade em receber o ensino técnico-profissionalizante.Em verdade, a visita do Diretor da FAETEC ficou acertada desde o mês passado (dia 20), quando Cláudio Mannarino reuniu-se – mais uma vez, com o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso e com o próprio Presidente da FAETEC, Celso Pansera, no centro do Rio de Janeiro, para acertar os últimos detalhes da implantação de uma unidade da fundação de ensino em Levy Gasparian. Na ocasião, acompanhou o encontro, o Sub-Secretário de Governo Luiz Sérgio, em atenção a determinação do Secretário de Estado de Governo Wilson Carlos Carvalho e do Governador Sérgio Cabral Filho.O Prefeito explicou para o técnico da FAETEC que inicialmente havia destinado o prédio que abrigava a Escola Municipal Áquilas Rodrigues Coutinho, no bairro Fonseca Almeida, para sediar o CETEP (Centro Tecnológico Profissionalizante), porém, o espaço encontra-se em fase final de reforma e será utilizado como PSF (Posto de Saúde da Família), para melhor atender os moradores locais. Além disso, lembrou o Prefeito, era necessário facilitar e ampliar o acesso aos cursos técnicos e profissionalizantes, possibilitando trânsito fácil para as pessoas residentes em todos os bairros do município e cidades vizinhas, que – por ventura queiram frequentar os cursos.Outro ponto importante a ser destacado, segundo o Chefe do Executivo, é o esforço das autoridades estaduais em viabilizar a instalação dos cursos profissionais no município. “A chegada da FAETEC é uma vitória para o povo gaspariense”, finalizou Mannarino.