sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em Paraíba do Sul o Prefeito Gil Leal afirma volta da Maria Fumaça e explica os motivos da demora na revitalização do atrativo.

“O maior e melhor atrativo turístico de Paraíba do Sul estará novamente em funcionamento.” Essa foi à declaração do prefeito Gil Leal a respeito do programa Trem da Estrada Real, que abriga a Maria Fumaça.

A “Maria Fumaça” faz um percurso turístico-cultural de 14 Km, partindo da Estação Ferroviária, no Centro Cultural Maria de Lourdes Tavares Soares, com paradas nas estações do Inema e de Cavaru.

A declaração do prefeito Gil Leal foi dada no Teatro Municipal Mariano Aranha, nas solenidades cívicas da entrega do protocolo que distingue uma única região colonial para as cidades de Paraíba do Sul, Três Rios, Sapucaia, Levy Gasparian e Areal, o “Caminhos Coloniais”.

Gil Leal afirmou que houve um sério problema com especialistas na manutenção desses tipos de transporte. Houve duas tentativas de contrato que foram negadas e uma que foi processada, mas, de última hora, houve um rompimento de contrato. A empresa responsável pela manutenção assinou um estimado preço e, surpreendentemente, alterou esse valor de última hora.

Por esse motivo, o prefeito Gil Leal declarou que o Trem da Estrada Real será terceirizado, o que oferecerá, sem dúvida, a volta desse atrativo turístico para Paraíba do Sul.

PF apreende mais propaganda antecipada de ex-governador do Rio Anthony Garotinho

A Polícia Federal apreendeu em Angra dos Reis, folhas de jornais nas quais o ex-governador do Rio Anthony Garotinho se diz vítima de perseguição da Justiça Eleitoral e do atual governador, Sérgio Cabral. As informações são da revista Veja.
Na última quarta-feira, o TRE do Rio também apreendeu material de propaganda antecipada para o ex-governador que é pré-candidato do PR ao governo estadual, e do deputado federal Manoel Ferreira, pré-candidato ao Senado.

Entre o material, encontrado na sede da igreja Assembleia de Deus, em Madureira, Zona Norte do Rio, havia dezenas de exemplares de cartilha ‘Manual Feminino de Cidadania’, em que aparecem fotos de Garotinho e de Ferreira, com seus currículos e suas realizações na política. Em uma das páginas, há referência ao número 22, do PR. O texto sugere “22 razões para orar por Garotinho”, enumerando ações da época de governador.

Foram apreendidas também fichas de cadastramento de eleitores da igreja, em que constam autorização para recebimento de mensagens de Garotinho pelo celular. A ação na sede da Assembleia de Deus, que é presidida por Ferreira, foi determinada pelo juiz Paulo César Carvalho Filho, coordenador da fiscalização da propaganda eleitoral no Rio.

Fonte: Jornal o Dia

O governador Sérgio Cabral ataca decisão do Senado, diz que confia em Lula e congela reajustes dos servidores

Visivelmente irritado, o governador afirmou que o estado vem cumprindo rigorosamente a lei e com responsabilidade. "O Rio tem feito seu dever de casa, saneamento fiscal, investindo os 5% no meio ambiente com responsabilidade. Os recursos dos royalties são rigorosamente aplicados como diz a lei pelo Estado do Rio. E a população não pode ser sacrificada", completou.

"Conversei com presidente Lula e ele me garantiu que o que vale é o acordado entre mim e ele há 7 meses, que trata do pré-sal ja licitado. Acreditamos no veto", Cabral.

O governador prometeu ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) em caso de nova derrota. "Caso o presidente Lula vete a lei dos royalties e o Congresso derrube o veto, o Governo do Rio de Janeiro irá ao STF", afirmou.

Por último Cabral pediu a compreensão dos servidores em relação ao reajuste salarial prometido anteriormente. Para o governador, nada poderá ser feito para os trabalhadores enquanto a situação dos royalties não for definida.

Fonte: Jornal o Dia

Por 6 votos a 1 o projeto ´´Ficha Limpa`` já vale para esta eleição de 2010

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu na noite desta quinta-feira (10) por 6 votos a 1, que o projeto que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça, conhecido como Ficha Limpa, terá validade já nas eleições de outubro deste ano.

O único voto contrário foi do ministro Marco Aurélio Mello (foto).A nova lei ficou publicamente conhecida como Lei da Ficha Limpa por prever que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis.

De acordo com a nova lei, ficam inelegíveis por oito anos, além do período remanescente do mandato, aqueles que cometeram lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Antes, eram três anos. A norma alterou a Lei de Inelegibilidades.