sexta-feira, 21 de maio de 2010

Poder Público homenageia senador Dornelles


O senador Francisco Dornelles estará em Três Rios nesta sexta-feira ao meio dia, no Clube Atlético Entre-Rios (Caer), acontece um almoço oferecido pelo governo municipal ao senador, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani

Prefeitura de Paraíba do Sul entregou a população o Centro de Atenção ao Idoso

O prefeito Gil Leal cumpre mais uma promessa de campanha. Desta vez o prefeito entregou sábado (15/05) a população o Centro de Atenção ao Idoso. A nova unidade recebeu o nome do Srº Zé Lima, de 105 anos. A nova unidade de saúde será mais um meio de garantir qualidade de vida para à população idosa do município.
O Centro de Atenção ao Idoso conta com várias especialidades medicas como, Geriatria, Neurologia , Equipe de Enfermagem, Assistente Social, Psicólogo, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, e pessoas que realizarão um trabalho voluntário para ensinar danças, pinturas, jogos, recreação, leitura e etc...
O Centro de Atenção ao Idoso funciona das 8h às 17h, e tem como público alvo à população idosa do nosso município (pessoas com 60 anos ou mais). “Precisamos atender aos idosos com dignidade e muito carinho, e, esse projeto será o pontapé inicial para isso, já que muitos outros programas e projetos virão através dele, como por exemplo, pretendemos futuramente implantar o Pólo de Tratamento de Alzheimer, doença do cérebro, degenerativa que acomete muitos idosos e pode ser evitada quando se propõe um trabalho de ocupação para a mente. Com isso, queremos combater o mito que ser velho é ser inútil, vamos dar a eles incentivo e valor para vida, bem como, garantir acessibilidade e elevação da auto-estima dessa população que tanto merece.” relatou Thainá Lopes – subsecretária Municipal de Saúde e responsável pela elaboração do projeto.
O prefeito Gil Leal afirmou que esta inauguração retrata o respeito e o carinho da Equipe de Governo com os idosos.

A Prefeitura de Paraíba do Sul através do programa “Somando Força” está realizando obras de pavimentação por toda a cidade


A prefeitura através do programa “Somando Força” do governo do estado está desenvolvendo as obras de pavimentação com bloquetes intertravados em várias ruas do 1° e 2° distrito, as ações realizada pela secretaria de obras são nos bairros Portal do Sol, na entrada da cidade, Amapá e Bela Vista além de recapeamento asfáltico através do mesmo convenio em varias ruas da cidade danificadas pelas cheias do Rio Paraíba.

A Prefeitura Municipal Paraíba do Sul lança essa semana o IPTU 2010

A Prefeitura de Paraíba do Sul, através da secretaria de fazenda vai dar inicio a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2010. A expectativa do executivo municipal é de uma grande arrecadação já que o imposto gera dividendos para o município.
O prefeito Gil Leal afirmou que o sentimento de cidadania e amor do sulparaibano pela cidade vai falar alto por isso a expectativa e certeza pela excelente arrecadação e concreta vai dar à tônica, garantindo os recursos que serão devidamente aplicados em obras de melhoria da infraestrutura do município, bem como no incremento dos serviços essências que resulte numa melhor prestação de serviços para a sociedade.
De acordo com o chefe do executivo, o município vive única e exclusivamente das receitas oriundas de transferências constitucionais e que é preciso consciência dos moradores, no pagamento dos impostos municipais, que são fontes de receitas próprias capazes de aumentar o poder de investimento da máquina pública. “Quem ganha com isso é a população, se melhorarmos nossa arrecadação própria, melhoramos também os investimentos em setores essenciais para uma melhora qualidade de vida de todos” destacou o prefeito.
Os moradores receberão em casa o carnê referente ao pagamento do IPTU, ISS,TLL e TAFIS e poderão esclarecer qualquer duvida junto ao Divisão de Tributos durante o expediente normal.

Autoridades discutem acessibilidade no município de Três Rios


Uma reunião na Prefeitura Municipal de Três Rios com autoridades municipais e com o Tenente Coronel Fernandes, Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião foi discutida a importância do início de uma campanha de respeito nas áreas demarcadas para deficientes físicos e os acessos para cadeirantes. Para o secretário de Ordem Pública, Alexandre Mansur, os desafios da acessibilidade como forma de construir uma cidade para todos, independe de sua condição física. “Apesar dos avanços conquistados, ainda há muito o que se fazer. Três Rios é uma cidade que caminha para a inclusão”, ressaltou Mansur. A campanha tem como objetivo conscientizar os cidadãos trirrienses a respeitar as áreas demarcadas e as rampas para deficientes físicos, a fim de que essa parcela tenha um melhor acesso aos espaços públicos.

Em Paraíba do Sul a falta de fiscalização em festas populares contribuem para aumento de consumo de álcool entre jovens

As vendas de bebidas alcoólicas para os adolescentes nas festas de Paraíba do Sul, continuam sem fiscalização, esta foi a constatação de nossa reportagem que esteve neste ultimo fim de semana na festa de um dos bairros da cidade. Vários adolescentes, meninos e meninas de idade que variam entre doze e dezesseis anos, tiveram livre acesso a bebidas alcoólicas nas barracas que estavam montadas na praça do bairro.

Essa observação já vem sendo feita desde o ano passado, quando resolvemos acompanhar as atitudes dos jovens e adolescentes que consumiam bebidas conhecidas como Ice, durante as várias festas sulparaibana. No mesmo ano inclusive, fizemos um levantamento em que vários jovens tinham dado entrada no atendimento de emergência do hospital de Paraíba do Sul, passando mal por consumir bebidas alcoólicas.

Na festa deste ultimo fim de semana, no bairro do Inema, pudemos verificar que pelo menos uma barraca fazia uma promoção de venda da bebida Ice e vinho, que era comprada pelos adolescentes sem o menor problema, em nenhum momento o vendedor pediu identificação aqueles jovens que notadamente eram menores de idade. Conversamos com vários jovens que compraram as bebidas, onde os mesmos nos informaram que eram menores de idade, inclusive um grupo de três meninas que tinham 12, 15 e 16 anos.

Procuramos pelo responsável da barraca sem nos identificar que éramos do jornal, ele nos informou que não tinha problema nenhum, pois já trabalha há tempos com barracas nas festas, não só de Paraíba do Sul, mas em outras cidades da região e não tem fiscalização, o que tem é uma recomendação de não vendar bebidas alcoólicas para adolescentes, mas que ninguém vai ficar pedindo identificação para quem quer comprar o produto em sua barraca, ou em qualquer outra que conheça, e que também nunca viu nenhuma forma de fiscalização que proibisse as vendas de bebidas alcoólicas para menores de idade.

O Departamento de Comunicação da Polícia Militar informou que este tipo de fiscalização não é de responsabilidade do órgão. “A Polícia Militar realiza este tipo de serviço, mas, em apoio com o Conselho Tutelar ou Comissariado. Exceto se existir algum tipo de denúncia, da população ou do próprio Conselho. Mas, sem solicitação, não realizam este tipo de operação” informou sem se identificar quem nos atendeu.

O comissariado de menores de Paraíba do Sul que tem como sua coordenadora a Dra. Jaqueline, nos informou por telefone que o comissariado faz as fiscalizações em festas que são promovidas em locais fechados, que tenha cobrança de ingresso e não em praças publicas e argumentou que a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes e crime e por se tratar de crime quem deve fazer a repressão é Policia Militar. “Não fugimos a nossa responsabilidade, quando identificamos esse tipo de crime em locais públicos da cidade, solicitamos a intervenção da PM que faz o trabalho de repressão a esse tipo de delito” comentou a Dra. Jaqueline.

Também fomos informados que em breve haverá na cidade em local ainda a ser definido uma escola para a família, que devera ajudar os pais a lidarem com essas diversas fazes que passam as crianças e adolescentes, pois quem deve fiscalizar seus filhos são os pais e não passar essa responsabilidade para o poder publico. Completou a comissária de menores.

Paraíba do Sul recebeu 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country

Com apoio da prefeitura de Paraíba do Sul, através da secretaria de Turismo foi realizado no final de semana (15 e 16/05) a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country. O Circo do Motociclismo na modalidade Motocross aportou na cidade trazendo pilotos e turistas de vários cantos do Brasil.

A promessa era de um grande evento, mas a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Cross-Country 2010, foi muito mais do que isso. Os principais pilotos da modalidade (e também de outras, como Enduro e Motocross) disputaram provas emocionantes, com "gates" cheios, premiação em dinheiro, grande estrutura e presença maciça de público, dando início a uma nova era no motociclismo do Rio de Janeiro e do Brasil no Cross-Country.

A vitória na categoria principal, a XC1, foi do mineiro Felipe Zanol, da equipe Gas Gas. Após uma largada não muito boa, Zanol foi obrigado a fazer uma corrida de recuperação. Destaque para o piloto do Estado Rio de Janeiro, o sulparaibano Joelson Basílio segundo colocado na categoria Nacional.

Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul dá inicio à obra da nova Praça Garcia

A prefeitura de Paraíba do Sul através do programa “Somando Força” do governo do estado está desenvolvendo várias obras no município. A prefeitura deu inicio à obra de revitalização e remodelação da Praça Garcia, uma ação esperada pelos sulparaibanos, uma vez que a estética urbana da praça está um tanto quanto ultrapassada. Segundo o executivo municipal, a Praça Garcia passará por diversas mudanças, reassumindo a sua identidade urbana e histórica, tornando-se mais moderna e aprazível com um novo paisagismo e acessibilidade adaptando o seu visual aos tempos atuais, tornando-se um novo cartão-postal, dando uma nova vida ao centro da cidade.