terça-feira, 17 de novembro de 2009

Governo municipal realiza mais um sonho dos sulparaibanos e trás universidade

O prefeito Gil Leal anunciou na manhã da última sexta-feira (13) em entrevista a Radio Jornal FM 100,9 a vinda da Universidade Luterana Brasileira (ULBRA) para Paraíba do Sul. A ULBRA ficará instalada na Escola Municipal Sérgio Cabral, no bairro Vila Salutaris (Exposição), e oferecerá 12 cursos superiores e quatro pós-graduações que serão inicialmente implantados.
As inscrições para o primeiro vestibular começarão no próximo dia 23 de novembro. Porém o prefeito Gil Leal negociou com a diretora, Flávia Caldas, e conseguiu que, durante a primeira semana (de 23 a 27 de novembro), as inscrições serão gratuitas. Após esse prazo, o valor será de R$ 35,00.
O primeiro vestibular está marcado para o dia 20 de dezembro. Lembrando que os alunos que forem aprovados no vestibular, terão suas aulas iniciando em fevereiro de 2010.
Segundo a Diretora da Unidade de Três Rios, Flávia Caldas, “as inscrições serão realizadas na Escola Municipal Sérgio Cabral, pólo da ULBRA em Paraíba do Sul”, afirmou.

Educação a Distância e Cursos Conectados
A ULBRA trabalha com dois dos mais modernos métodos de ensino. Os cursos por Educação a Distância (EAD) oferecidos em Paraíba do Sul serão: Administração, Beleza, Ciências Sociais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras (Português e Literatura), Libras, Pedagogia e Serviço Social.
Este método de ensino é semi-presencial, onde os alunos recebem a cada matéria o livro da disciplina e um DVD interativo relacionado ao material didático. Os encontros presenciais acontecem uma vez por semana e “os alunos terão um tutor, formado na área de seu curso, proporcionando maiores esclarecimentos da matéria e também a vivência profissional, ambientando o universitário com o mercado de trabalho que irá encontrar ao se formar”, afirmou Flávia Caldas.
Os cursos de Gestão de Negócios Imobiliários e o de Gestão Financeira são conectados, ou seja, os alunos farão as aulas no laboratório de informática do Pólo da ULBRA em Paraíba do Sul.

Chance para os jovens
O prefeito Gil Leal foi incisivo em informar que essa é a hora dos jovens sulparaibanos se qualificarem para o mercado de trabalho. Ele lembrou ainda a sua dificuldade quando teve de fazer seu curso superior em outra cidade, e agora “essa dificuldade não existe mais”, lembrou.

- As mensalidades da ULBRA giram em torno de R$ 200,00 (Duzentos Reais), justamente para que todos possam ter acesso ao ensino superior

Oportunidade de trabalho para sulparaibanos
A diretora Flávia Caldas informou ainda que a contração dos tutores terá a preferência por profissionais de Paraíba do Sul. Ela ressaltou que os interessados devem ser formados nas áreas afins com os cursos oferecidos pela ULBRA. Os candidatos as vagas de tutores devem enviar currículos para o e-mail: diretoriacesec@yahoo.com.br.

Assinatura do contrato
de instalação
Após a entrevista, o prefeito Gil Leal e a diretora Flávia Caldas se dirigiram ao gabinete do chefe do executivo e assinaram o contrato de instalação da universidade em Paraíba do Sul nesta sexta-feira (13). O sonho virou realidade.