quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Paraíba do Sul comemorou com grande festa “Dia da Consciência Negra”

















A programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Paraíba do Sul foi intensa, começou com uma missa afro na sexta feira (20), na matriz de São Pedro e São Paulo, com a presença do prefeito Gil Leal e secretários de governo e personalidades da comunidade negra.
No sábado no Jardim Velho, aconteceu uma palestra “Consciência Negra - Zumbi” com Juca Ribeiro, mestre em Política Social e superintendente da desigualdade social do Estado. Em seguida diversas atividades culturais aconteceram: Teatro “Negro Fujão”, Grupo Cultura Brasileira – Teatro Meninos de Rua de Petrópolis e apresentações de capoeira, com a Associação Moçambique de Capoeira de Paraíba do Sul e de Três Rios, Escola de Capoeira Mestre Silas, de Levi Gasparian e Três Rios, Liga de Capoeira – Batuque de Criola e Jongo de Valença, e por fim a apresentação dos meninos da Ladeira (Projeto Musica para Tudo – da Secretaria de Bem Estar Social de Paraíba do Sul) e desfile de moda Afro com direção Rodrigo Lafon.

Paraíba do Sul ainda não tem fiscalização antifumo

Lei estadual ainda não passou a ser respeitada, porque as equipes ainda não foram devidamente orientadas.



Começou a valer em todo o Estado do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (18), a Lei Antifumo, a qual determina que os fumantes não podem consumir tabaco em áreas fechadas, como restaurantes, clubes, boates, colégios e bares.
Conversamos com o coordenador do Departamento da Vigilância de Saúde de Paraíba do Sul, Eduardo Estelman Ganboa, o qual afirmou que a fiscalização destes ambientes ainda não teve o seu inicio, por que esta no aguardo de orientação do departamento jurídico da prefeitura.
Em contato com o departamento jurídico, fomos informados que ainda esta semana haverá uma reunião entre as autoridades responsáveis para definir como se realizará esta fiscalização e que na próxima semana a fiscalização já estará nas ruas.
Vale salientar que os responsáveis pelo não cumprimento da Lei Antifumo deverão ser multados e as multas previstas na lei são pesadas.