domingo, 11 de outubro de 2009

Paraíba do Sul recebe mais 20 mil peixes nesta terça


A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Votorantim Siderurgia promovem, nesta terça-feira (13/10), às 11h, em Resende, a terceira ação de repovoamento do Rio Paraíba do Sul. Serão soltos cerca de 20 mil peixes de espécies nativas para a recuperação da ictiofauna do corpo hídrico. O vice-presidente do Inea, Paulo Schiavo, e o gerente coorporativo de meio ambiente da Votorantim, Marco Túlio Xavier Lanza, participam do evento.

A meta do Governo do Estado é repovoar o rio Paraíba do Sul com um milhão de peixes, nos próximos dois anos, em parcerias com empresas privadas. Por meio de convênio, a Light vai doar 100 mil peixes no total. Nas duas primeiras ações, em Resende e Barra do Piraí, foram soltos 50 mil alevinos. O restante será introduzido em Itaocara e na Ilha dos Pombos.

A iniciativa reforça o compromisso com a população e com os mais de 1.700 pescadores que sobrevivem exclusivamente da atividade pesqueira no rio e que foram afetados pelo acidente ambiental ocorrido em novembro do ano passado.

Na ocasião, vazaram 8 mil litros do pesticida Endosulfan, proveniente da empresa Servatis, atingindo 400 km do rio – desde o município de Resende até São João da Barra – e provocando a mortandade de 150 mil toneladas de peixe. Por ter ocorrido no período reprodutivo, o acidente comprometeu a produção pesqueira para os próximos anos.

No dia 20 de outubro, uma nova ação será realizada com a soltura de mais de 20 mil peixes, das espécies corimbatás e piabanhas. Desta vez, o suporte financeiro é da própria Servatis.

O rio Paraíba do Sul tem grande importância para o estado. Atravessando 37 municípios, se constitui na única fonte de abastecimento para 85% da população da Região Metropolitana do Rio. Serviço

Detran apreende 78 veículos no interior do estado

Agentes do Detran apreenderam, na última sexta-feira (9/10), 78 veículos, durante fiscalização contra a falta de licenciamento anual e inadimplência do IPVA. Foram apreendidos, 100 automóveis irregulares. Os trabalhos foram em Japeri, Barra Mansa, Teresópolis, Paraíba do Sul e Itaguaí. Em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv), a operação foi na Via Lagos (RJ 124), com quatro apreensões.

Os agentes apreenderam oito veículos em Japeri, 28 em Barra Mansa, nove em Teresópolis, 19 em Paraíba do Sul e 10 em Itaguaí. Todos os veículos apreendidos foram encaminhados para os pátios do departamento e, caso não sejam liberados no prazo legal de 90 dias, serão leiloados.

Os interessados em recuperar os veículos recolhidos têm que pagar os débitos de IPVA, multa, diárias do depósito e a taxa do reboque para liberá-los. Segunda-feira (12/10), os agentes realizarão ainda operações em Levy Gasparian, Nova Friburgo, Paracambi, Volta Redonda, Guapimirim, Mangaratiba/Itacuruçá, Angra dos Reis, Búzios, Maricá e Araruama, além da capital fluminense.

DIREITOS HUMANOS AQUI CHEGA AO MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH - lança na próxima quarta-feira (14/10) o Programa Governo Itinerante – Direitos Humanos AQUI. O objetivo da SEASDH é capacitar gestores, conselheiros de direitos municipais, vereadores, lideranças quilombolas, organizações não-governamentais, profissionais de mídia locais e sociedade civil dos 92 municípios de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa terá 11 oficinas temáticas de capacitação em dez cidades. O primeiro município pólo a receber o programa será Três Rios, onde vão estar também representantes de Petrópolis, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Areal e Levy Gasparian.

O credenciamento começa às 8h. A partir das 9 horas vai começar as oficinas de Políticas de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher; Promoção da Igualdade Racial; Direitos da Segurança Alimentar; Direitos da Pessoa com Deficiência; Direitos Individuais, Coletivos e Difusos; Promoção dos Direitos da Juventude; Direitos da Criança e do Adolescente; Mídia e Direitos Humanos; Conselhos de Direitos: Uma Estratégia para Participação e Controle Social; Direitos Humanos no Poder Legislativo Municipal e Política de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa.

Na solenidade de encerramento os prefeitos da região vão assinar o Pacto pela Institucionalização da Política de Direitos Humanos em seus municípios e receberão o cartão de acesso ao “Portal Direitos Humanos AQUI”. Na ocasião a Secretária de Estado Benedita da Silva vai entregar o certificado de capacitação aos participantes do Projeto Direitos Humanos AQUI. O evento vai acontecer na Escola Municipal Walter Franklin à Avenida Alberto Lavinas, nº 117 – Centro – Três Rios. Inscrições pelo site: www.social.rj.gov.br