sábado, 14 de novembro de 2009

LANÇADA A NOVA REGIÃO TURÍSTICA CAMINHOS COLONAIS

Aconteceu, dia 11 de novembro, às 10:00 horas, no CAER – CLUBE ATLÉTICO ENTRE RIOS, Rua Duque de Caxias, 370, Centro – Três Rios, o lançamento oficial da nova Região Turística Caminhos Coloniais

A solenidade contou com a presença dos prefeitos de Três Rios, Vinicius Farah e Sapucaia, Anderson Zanon e o Vice-Prefeito de Paraíba do Sul, Canela, do Diretor da Turisrio, Sérgio Mello e do representante do Governo do Estado na Região Centro Sul, Celso Jacob , além de cerca de cem empresários do tarde turístico, artesãos e secretários municipais.

A nova região é fruto da articulação dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia, e Três Rios através de seus Prefeitos e Secretários Municipais, visando criar uma região turística que tenha unidade física e identidade regional capaz de aglutinar esforços em torno do desenvolvimento do turismo na região.

Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento dessa atividade foi o fato dos municípios estarem divididos em 3 regiões turísticas diferentes, (Três Rios, Areal e Comendador Levy Gasparian – Serra Verde Imperial / Paraíba do Sul – Vale do Café / Sapucaia – Serra Norte), fato que sempre dificultou uma ação articulada desses municípios e o consequente desinteresse em investir no setor como fator de desenvolvimento regional.

Esse ciclo está sendo quebrado a partir de um movimento regional impetrado pelos novos prefeitos desses municípios e de seus secretários, que reconheceram essa fragilidade e se organizaram para criar a nova região turística.

Historicamente os Caminhos Coloniais contaram a história do desenvolvimento econômico do País. Hoje remetem à reflexão acerca dos fortes elos que unem estes municípios, não só pelos argumentos históricos que se inicia com a abertura do Caminho Novo, desbravado por Garcia Rodrigues Paes em 1711, para o encurtamento do escoamento do ouro das Minas Gerais para o Rio de Janeiro, mas também pela ligação que estes municípios traduzem no processo de desenvolvimento econômico na região Centro Sul Fluminense. Igualmente, o modo de vida, os saberes, os fazeres e a identidade cultural desta região apontam ainda mais argumentos para a sua criação e desenvolvimento, garantindo o sentido de pertencimento do seus munícipes. Alinhada à proposta de política pública nacional para o desenvolvimento do turismo no país, através do programa de regionalização do Ministério do Turismo, implementada em nosso Estado através da Secretaria Estadual de Turismo é que a criação desta nova região faz jus à sua proposta de integração regional, garantindo assim, sustentabilidade e continuidade no processo de desenvolvimento econômico de uma região que vem se destacando no cenário nacional pela sua coesão e proposta de desenvolvimento integrado e ainda, pelo seu grande potencial turístico expressado através de seus argumentos históricos, culturais e ambientais.

Como continuidade do trabalho, os Secretários de Turismo dos municípios deverão nos próximos meses, organizar os Conselhos Municipais de Turismo e criar os Fundos Municipais de Turismo para aqueles municípios que ainda não o possuem.

Segundo o Gerente do SEBRAE/RJ, Jorge Pinho, a instituição deverá promover, em parceria com os Municípios e a Turisrio, ainda desde ano, um seminário sobre as potencialidades do Mercado de Turismo para os Empresários do setor.

O Prefeito de TRÊS RIOS, Vinícius Farah, ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento regional e a unidade dos cinco municípios como diferencial da nova região turística, reiterando que essa prática tem sido uma constante nas atividades da região. Conclamou a todos os segmentos da sociedade, inclusive o empresarial que , teoricamente, não é ligado à cadeia produtiva do turismo, mas que certamente, se beneficiará com o desenvolvimento da atividade, a aderir a esse esforço que resultará, no futuro, em desenvolvimento e riqueza para todos os setores da economia e da sociedade.

Outra providência importante a ser tomada nos próximos dias é realizar o evento de lançamento da nova região em todos os municípios que a compõe, apresentando a peça Caminhos Coloniais e fazendo uma síntese da apresentação das potencialidades turísticas da região.