sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aterro sanitário vai beneficiar Paraíba do sul, Três Rios, Levy e Areal

Por Ascom da Secretaria do Ambiente

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, assina, nesta sexta-feira (25/9), às 15h, em Três Rios, um protocolo de intenção com prefeitos de Petrópolis, Três Rios, Areal, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia para formação de Consórcio Público para o Manejo de Resíduos Sólidos da Região Serrana II. A medida beneficiará mais de 400 mil moradores desses municípios.

A secretária afirmou que a cidade de Três Rios deverá ser a sede do futuro aterro sanitário e que a Secretaria apoiará a implantação do aterro e a remediação dos lixões existentes na região.

Participam da assinatura do protocolo, os prefeitos de Petrópolis, Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira; de Três Rios, Vinicius Medeiros Farah; de Areal, Laerte Calil de Freitas; de Paraíba do Sul, Gilberto José da Silva Leal; de Comendador Levy Gasparian, Claudio Mannarino; e de Sapucaia, Andreson Zanon. Também estarão presentes ao evento, representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e dos órgãos ambientais dos municípios envolvidos, entre outras autoridades.

Foi na Região Serrana do Rio que o governador Sérgio Cabral e a secretária Marilene Ramos inauguraram, em julho, o primeiro aterro sanitário consorciado do estado, no município de Teresópolis. O Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos tem capacidade para receber cerca de 30 toneladas de lixo, por dia, produzidas por Teresópolis e mais 10 toneladas, por dia, de resíduos produzidos pelas cidades de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo.