sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prefeitura promove melhorias no Santuário de Matosinhos


Obras de ampliação do estacionamento e aumento da infra-estrutura do Santuário de Matosinhos, devem estar prontas para melhor atender os romeiros que deverão prestigiar mais uma vez a festa anual que acontece neste final de semana.
As melhorias que já eram necessárias foram viabilizadas depois de uma parceria realizada entre a Prefeitura Sulparaibana e a direção do Santuário de Matozinhos.
Segundo o prefeito Gil Leal, por se tratar de uma data tradicional do calendário de festividades do município, que atrai muitos romeiros e turista, gerando renda, era de suma importância à melhoria das condições de atendimento a todos que participam desta festa, quer seja romeiros, turistas ou barraqueiros.
A festa acontece entre os dias 26 e 28 deste mês, e é considerada a maior festa religiosa do Estado do Rio de Janeiro, que está sendo organizada pelo padre Márcio Antônio Damasceno e Comissão Organizadora Benfeitores do Santuário Bom Jesus de Matosinhos.

Confira a programação:

Dia 26 (sexta-feira):
18h30min – Oração do terço e ladainha de Bom Jesus de Matosinhos
19h30min – Santa missa do Bom Jesus que nos cura e liberta e adoração do Santíssimo Sacramento

Dia 27:
19h – Oração do terço e ladainha de Nossa Senhora
20h – Santa missa

Dia 28:
5h30min – Alvorada com salva de 21 tiros e repique de sinos, anunciando o dia de graças e bênçãos do Bom Jesus de Matosinhos.
Horários das missas: 6h, 7h30min, 9h, 10h30min (com dom Filippo Santoro), 12h, 13h30min, 15h e 17h.

Batizados:
Às 11h – Os pais ou responsáveis devem apresentar a documentação na secretaria da igreja: certidão de nascimento da criança, comprovante de reunião e transferência.

Às 16h30min, tem procissão com as imagens do Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores. E a festa será finalizada às 17h, com santa missa em ação de graças pelos benfeitores do santuário.

História
Localizado a cinco quilômetros e meio de Werneck, distrito de Paraíba do Sul, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos serve de cenário a uma das festas religiosas mais famosas e tradicionais do Brasil: a do Bom Jesus de Matosinhos. O Santuário é um lugar especial, privilegiado, onde Deus manifesta de modo muito sensível a sua misericórdia.
Sabemos pela fé que Deus, na história da salvação, sempre esteve com seu povo, em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas por disposição desse mesmo Deus de Bondade, certos lugares recebem, de forma única, a sua manifestação, são os santuários. A devoção do Bom Jesus de Matosinhos é anterior a 1741.
Na Igreja, existem na Sala de Milagres, dois quadros ofertados por devotos, por graças alcançadas, encontrados no subsolo da Igreja, onde existiu a primeira capela. Ocupando um exíguo espaço, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é hoje sóbrio e acolhedor. Passando várias pessoas por ele todos os domingos e também na tradicional festa.
Data de antes de 1744 a devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, quando a imagem foi encontrada milagrosamente por escravos da Fazenda Matosinhos, à beira de um ribeirão. Em 1741, já existia a ermida de Nosso Senhor Bom Jesus, uma das mais tradicionais capelas do Estado do Rio de Janeiro, tal o número de milagres, atribuídos ao santo de sua invocação. A primeira capela foi construída de pau a pique e madeira roliça, resistindo intacta. Até o término de construção do novo santuário.
A fama dos milagres e das graças alcançadas foi ganhando regiões cada vez mais distantes e de todas elas começaram a vir peregrinos em romaria, para venerar a imagem do Bom Jesus. Desse modo houve a necessidade de se fazer uma igreja maior para atender aos peregrinos. Esta passou a receber um número cada vez maior de romeiros que vêm de todos os cantos do país aumentando a cada ano que passa.
Terminado o Santuário, ao levar a imagem em procissão para o novo templo, curiosamente aconteceu um fato especial: partes das paredes da antiga capela ruíram por terra, como se estivessem sustentadas pela imagem. Desde a aparição da imagem até os dias de hoje, milhares de graças são alcançadas pelos devotos do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e isto pode ser conferido nos inúmeros pedidos de ação de graças e pagamento de promessas em todas as missas dominicais e principalmente no dia da festa.

Neste final de semana no Parque Salutaris a 2ª etapa do MTS Cup Rio Minas de Mountain Bike

No dia 27 e 28, no Parque Salutaris em Paraíba do Sul, vai sediar a 2ª etapa do MTS Cup Rio Minas de Mountain Bike Downhil. O evento deve atrair um grande público e centenas de ciclistas dos dois estados. A pista é uma das melhores do Brasil, e o local é muito agradável para a pratica do esporte.
Com apoio da Prefeitura de Paraíba do Sul, através da secretária de esporte, os atletas terão toda infraestrutura para a realização das provas. Já está confirmada a presença de vários atletas da Elite Brasileira da modalidade.