terça-feira, 1 de junho de 2010

Três Rios promove ações no Dia Mundial Sem Tabaco

No dia em que é celebrado o Dia Mundial Sem Fumo, 31 de maio, a Prefeitura de Três Rios, através da secretaria municipal de Saúde, realizou diversas ações de orientação e informação sobre o combate ao tabagismo.

Do domingo (30), a Praça Arsonval Macedo, na Vila Isabel, recebeu profissionais da saúde que fizeram distribuição de panfletos, orientaram a população e deram dicas sobre como parar de fumar, como parte do Programa de Tabagismo que ocorre nas Unidades da Saúde da Família (USF) do município. A ação contou com o apoio da USF do Palmital.

Já na segunda (31), 26 USFs se mobilizaram para prestar informações sobre os malefícios do tabaco aos trirrienses. Além disso, atividades preventivas direcionadas a crianças e jovens foram realizadas nas escolas municipais.

No próximo dia 8 é a vez do bairro Habitat receber o Programa de Tabagismo, em ação semelhante à ocorrida na Vila Isabel no último domingo.

Fonte: assessoria comunicação PMTR

O prefeito de Sapucaia realizou palestra para mais de mil pessoas no auditório do Centro Cultural Magrácia

O prefeito Anderson Zanon realizou uma palestra para mais de mil pessoas no auditório do Centro Cultural Magrácia, centro de Sapucaia. Dezenas de perguntas foram feitas diretamente ao prefeito pelos interessados que participaram do evento. Naquele momento, puderam tirar dúvidas e abordar diversos temas sobre o concurso que será realizado no próximo fim de semana.
A palestra que não foi divulgada anteriormente visava inicialmente apenas atingir alguns contratados que receberiam os agradecimentos do prefeito por terem sidos servidores abnegados, mesmo prestando serviços à prefeitura em curto espaço de tempo, porém não se explica a aglomeração e a multidão que tomou conta do auditório, senão pelo desejo que impulsiona os munícipes de Sapucaia em ouvir as palavras do prefeito sobre o tão esperado concurso da prefeitura.
Desde 1993 a prefeitura de Sapucaia não realizava concurso público e ainda existe muita expectativa dos 4.888 inscritos sobre o assunto.

Fonte: SECOM/PMS

Prefeitura de Três Rios realizou melhorias na Praça João Felicidade



A Prefeitura de Três Rios, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realizou no último fim de semana melhorias na Praça João Felicidade, na Vila Isabel. A equipe fez a manutenção da poda das plantas, da iluminação, pintura, além da capina da Rua João Felicidade.

Em Paraíba do Sul a Fundação Cultural vem realizando capacitações abrangendo linguagens teatrais

Iniciada no último final de semana, as oficinas teatrais no Theatro Municipal Mariano Aranha vêm conquistando quem gosta da arte cênica. O curso segue nos dois próximos finais de semana encerrando no dia 12 de junho.
Serão realizadas oficinas de capacitação, abrangendo diferentes linguagens teatrais, iniciadas com a Improvisação Teatral – Ministrada por Carmem Frenzel; 29/05 -
Formação da Arte Educador Através da Criação Verbal - Ministrante: Rubens Lima Júnior; 05/06 - Onde Eu Botei Meu Nariz - Ministrante: Geni Viegas; 12/06 - A Cena Narrativa - Ministrante: Cláudia Ventura.
A carga horária de cada oficina é 04 horas, total de 16 horas. Sempre aos sábados das 13 às 17h.
Os participantes deverão evitar usar nas oficinas saias, vestidos e salto alto, para obterem maior desempenho nas atividades.
São 25 vagas por tema. Inscrições gratuitas no teatro.

Fonte: SECOM /PMPS

Em Paraíba do Sul a Secretaria de Obras realiza ações no bairro Barão de Angra

Grandes têm sido os desafios, porém, superar obstáculos se tornou uma rotina no dia-a-dia da administração municipal.
A Secretaria de Obras tem desenvolvido diariamente novas frentes de trabalho, sejam em calçamentos, novas redes de esgoto e manutenção de estradas rurais.
Ações sempre acompanhadas pelo prefeito Gil Leal, que está sempre empenhado em levar ao cidadão uma condição de vida melhor.
E com essa visão está executando, e já em fase de finalização, as obras de manilhamento e rede de esgoto no bairro Barão de Angra, ação solicitada pelos moradores do bairro e prontamente atendida pelo governo municipal dentro do seu cronograma de obras.

Fonte: SECOM PMPS

Prefeitura de Paraíba do Sul inicia obras na zona rural

A Prefeitura juntamente com a Secretaria de Obras iniciou nesta semana a recuperação de estradas vicinais, que ligam Sardoal a Rio Manso.
O principal objetivo da administração do prefeito Gil Leal para o setor agrícola não é somente recuperar estradas, mas também levar saúde, educação, energia elétrica e outros benefícios para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, fixando o homem do campo em seu lote.

Fonte: SECOM / PMPS

Prefeitura Municipal de Sapucaia realizou uma campanha especial no Dia Mundial de Combate ao Fumo

A secretaria municipal de saúde, através do programa anti-tabagismo, realizou uma campanha especial no Dia Mundial de Combate ao Fumo.
Sob o tema: “Os malefícios do cigarro para as mulheres”, a equipe do PSF- Programa de Saúde da Família, do centro, promoveu uma campanha de conscientização e esclarecimentos, incentivando a erradicação do consumo de tabaco, durante todo o dia em stand montado na Praça Miguel Couto Filho (Árvore Grande), com aferição de pressão arterial, medição do nível de glicemia e informações adicionais contra o tabagismo.
De acordo com dados divulgados pelo secretário de saúde, Luiz Maurício C. Jannotti Silva, o resultado foi positivo.
Aconteceu também uma palestra ministrada pela piscóloga, Raquel Gonçalves Vieira, especialista em dependência química, na Casa de Cultura, que contou com a presença de dezenas de ex-depententes que deixaram de fumar e receberam certificados da prefeitura.
Desde o início do ano, 156 pessoas foram atendidas, sendo 45 encaminhadas para tratamento, porém ainda existem 47 na fila de espera aguardando início de nova turma. Até o momento houve a recuperação de 50% dos dependentes de tabaco inscritos no programa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que as mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo, mas o número cresce em alguns países e a conscientização da sociedade de que o fumo causa problemas cardíacos, enfisema e câncer de pulmão é fundamental.
No caso das mulheres podem acarretar ainda outras questões, como maiores taxas de infertilidade, problemas no parto, nos ossos e menopausa precoce.
Maiores informações procurar a enfermeira, Cely Cunha, de segunda à sexta, no PSF do centro, sito à Rua Guilherme de Souza, 526 ou a responsável pelo programa, Márcia Castro na secretaria municipal de saúde através do telefone 24- 2271- 1167.

Fonte: SECOM/PMS