quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CVT abre inscrições para mais de 2 mil cursos profissionalizantes

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Três Rios abriu inscrições no último dia 15 de janeiro para novas turmas dos cursos oferecidos gratuitamente pela unidade. Serão oferecidas, no total, 2.305 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de janeiro.
Para a primeira etapa, o CVT conta com quatro novos cursos. Dois na área de Informática: Autocad e Operador de Editoração Eletrônica. Os outros dois de Idiomas: Inglês para atendimento ao Turismo e Francês, visando à preparação de pessoas para Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Os interessados devem se inscrever através do site www.faetec.rj.gov.br ou no polo da Faetec Digital, que funciona nas dependências do CVT, na Rua Tenente de Enéas Torno, n.° 70, bairro Nova Niterói.
Cada candidato poderá se inscrever em até 3 cursos de áreas diferentes.
Maiores informações pelo telefone (24) 2255-3503
Cursos Oferecidos por Área:
Idiomas
Inglês
Espanhol
Francês
Inglês para Atendimento ao Turismo
Informática
Informática I
AutoCAD
Auxiliar em Administração de Redes
Montagem e Manutenção de Computadores
Operador de Editoração Eletrônica
Construção Civil
Almoxarife de Obras
Eletricista Predial de Baixa Tensão
Pedreiro de Alvenaria
Aplicador de Revestimento Cerâmico
Encanador Instalador Predial
Carpinteiro de Obras
Pintor de Obras
Música
Violão I
Teclado I
Canto/Coral

Serviço Geológico do Estado conclui mapeamento de risco de 18 municípios.



DRM já entregou resultados do levantamento a novo grupo de cidades estudadas, das quais 8 são da Região Serrana.

O Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ) concluiu o mapeamento de risco iminente de escorregamentos de mais um grupo de municípios – 18. São cidades das Regiões Serrana (8), Médio Paraíba (4), Centro-Sul (4) e Norte (2). Os produtos do levantamento – mapas e relatórios – já foram entregues às prefeituras das áreas estudadas. Cantagalo, na Região Serrana, é o município com situação mais crítica: 1.504 pessoas em risco iminente e 376 casas expostas. O DRM já iniciou o trabalho de mapeamento de mais 18 cidades, que será concluído em julho, finalizando o levantamento de risco iminente de todo o estado.

Os municípios que acabaram ser mapeados são Cantagalo, Carapebus, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Levy Gasparian, Macuco, Paraíba do Sul, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Trajano de Moraes, Três Rios e Valença. O levantamento revela, no total, 11.437 pessoas expostas, 2.894 casas ameaçadas e 501 setores de risco iminente. Em relação ao número de pessoas expostas, Três Rios apresenta 1.497 e Valença, 1.040.

O programa de mapeamento do DRM-RJ, iniciado em 2010, já repassou a 67 municípios, em sintonia com a Lei Federal de Proteção Civil (Lei 12.608/2012), instrumentos técnicos necessários à elaboração de seus Planos de Contingência e Planos Municipais de Redução do Risco. O total referente aos 67 municípios mapeados é: pessoas expostas: 47.782; casas ameaçadas: 11.651; setores de risco iminente: 2.537.

Vinculado à secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o DRM-RJ entregará em julho o mapeamento de mais 18 municípios, concluindo o levantamento de risco iminente de todo o estado. O novo grupo reúne cidades com situação geológica menos problemática – como algumas da região dos Lagos -, motivo pelo qual ficou por último a ser estudado. O mapeamento tem sido feito com recursos do Fecam/SEA.

Detran-RJ notifica motoristas sobre vencimento da habilitação

O Detran-RJ está oferecendo um novo serviço: o aviso de que a validade da carteira de habilitação está para vencer. A primeira notificação é dada com 90 dias de antecedência. Caso o motorista não regularize a situação, o segundo lembrete é enviado com 60 dias de antecedência. E se faltar 30 dias e a carteira ainda não tiver sido renovada, um terceiro aviso é dado.

As notificações são enviadas por e-mail, mas é preciso se cadastrar.. O motorista vai receber também o lembrete da data limite para realização da vistoria do veículo.

Cidades são alagadas com as fortes chuvas dos últimos dias

Três Rios: a situação está complicada na cidade hoje. O rio Paraíba do Sul chegou a baixar ontem, mas amanheceu com um volume muito alto e invadiu casas. Os pontos afetados são na Avenida Artur Sebastião de Toledo Ribas, no bairro Cantagalo, parte da Avenida Circular Ocidental, no Centro e o final da rua São Antônio, no bairro Triângulo. O Parque Industrial, próximo ao bairro Habitat, também está com pontos de alagamento. A Defesa Civil está na rua analisando a situação.
Em Paraíba do Sul, foram alagados os bairros Liberdade, Barão de Angra e Santa Josefa. Nas duas cidades, as famílias que precisarem deixar as casas serão levadas para abrigos da prefeitura.

Barra do Piraí:  segundo a Defesa Civil, choveu muito durante a madrugada, o que deixou os rios Piraí e Paraíba do Sul acima do nível normal. Uma casa desabou no bairro Boca do Mato. A família estava na casa de parentes. Ninguém ficou ferido. A ponte Irmãos di Biase, que liga os bairros Santana e Chácara Farani, foi liberada.

Barra Mansa: uma casa desabou nesta manhã no bairro Boa Vista II. Segundo a Desefa Civil, o nível do rio Paraíba do Sul não aumentou apesar da chuva desta madrugada. A rua Argemiro de Paula Coutinho, no Centro, próximo a entrada do Fórum, já foi liberada e os veículos podem trafegar normalmente.

Resende: segundo a Defesa Civil o nível do rio Paraíba do Sul baixou. A situação é considerada tranquila na cidade.

Volta Redonda: o trânsito embaixo das pontes Pequetito Amorim, que liga os bairros Aterrado e Niterói, e Murilo César, que liga os bairros Aterrado e Beira Rio, continua interditado. Segundo a Defesa Civil, o rio Paraíba do Sul -que está dois metros acima do normal - começa a baixar. A previsão é que, se não chover até o fim do dia, o rio baixe.

Situação no litoral:

A Defesa civil de Angra dos Reis está percorrendo hoje vários pontos da cidade para orientar as famílias que moram em áreas de risco a sairem de casa. Há um alerta de chuva forte para as próximas 24 horas. Quem não tem para onde ir deve procurar os abrigos já disponibilizados pela Prefeitura.

O telefone da Defesa Civil para emergência, em toda a Região, é o 199. Fonte: TV Rio Sul Net.