terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Prefeito Gil Leal assina convenio com a Fundação Roberto Marinho e Paraíba do Sul adota metodologia do Telecurso


Após ser adotado como política pública de ensino no Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o Telecurso® chega a Paraíba do Sul, por meio de parceria entre o município e o Instituto Educação, parceiro da Fundação Roberto Marinho para implementação da metodologia. Em um ano os alunos concluirão o primeiro segmento do ensino fundamental (2º ao 5º ano) e em mais 12 meses concluirão o segundo segmento (6º ao 9º ano).
A parceria foi firmada oficialmente no último dia 18, no Ciep Municipal 442 Haroldo Machado de Barros, por ocasião da realização da Educação Valorizada, que contempla os melhores na área da educação em 2009. Na ocasião, estavam presentes o prefeito de Paraíba do Sul, Gilberto José da Silva Leal, a secretária de Educação, Maria Adelaide Capella, e a coordenadora pedagógica da área de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Angela Cruz.
A partir de 2010, jovens e adultos ganharão um aliado para concluir os estudos e se inserir no mercado de trabalho. Na primeira fase, serão oferecidas 330 vagas, das quais 110 para o primeiro segmento do ensino fundamental e 220 para o segundo segmento, beneficiando jovens e adultos a partir de 15 anos. De acordo com a Secretaria de Educação, esse é um marco no município, pois irá beneficiar pela primeira vez os moradores da zona rural com a oferta de vagas para o segundo segmento.
A metodologia do Telecurso é direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o mundo do trabalho e ao desenvolvimento da cidadania. Ela possibilita a construção de um saber sistematizado e sintonizado com o dia a dia dos estudantes. A metodologia integra os livros a um rico material audiovisual, contextualiza e problematiza o conteúdo, dinamizando o processo de aprendizagem, tornando-o mais efetivo e prazeroso ao aluno.
Os professores receberão até 160 horas de formação presencial, pelas quais terão contato com os materiais, novas dinâmicas de sala de aula e poderão trocar experiências entre si ao longo dos 14 meses do programa. Além de um acompanhamento sistemático, garantindo, assim, a intervenção em tempo real dos objetivos e metas descritos no projeto.
Os interessados poderão se inscrever a partir da segunda quinzena de janeiro. O início das aulas está previsto para após o carnaval.