domingo, 6 de junho de 2010

Lula sanciona Ficha Limpa. Condenados vão se tornar inelegíveis nestas eleições?

Para quem não acreditava, a nova lei que exige ficha limpa para os candidatos vai começar a vigorar nessa segunda-feira (7). O presidente Lula sancionou a lei dia 4. Na região ainda não sabemos se algum pré-candidato se tornou inelegível com a lei, pois a exigência é de que o político seja condenado em segunda instância.
O “Ficha Limpa” estabelece casos de inelegibilidade, prazos de cessão e determina outras providências que visam proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. O texto final do projeto aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valeria para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se incluiria também quem já tem as condenações previstas no texto.

Para valer neste ano, o texto precisa ser sancionado antes das convenções partidárias, que começarão na quinta-feira (10), segundo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

A campanha Ficha Limpa foi lançada em 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Em setembro de 2009, integrantes de movimentos contra a corrupção entregaram a proposta à Câmara após coletar cerca de 1,6 milhões de assinaturas. O texto foi aprovado com unanimidade nos plenários do Senado e da Câmara.

De acordo com o deputado federal Hugo Leal do PSC,(foto), o projeto é necessário e a favor do povo brasileiro, o que mostra um avanço na transparência e no rigor da política brasileira. Como líder do PSC na câmara, Hugo Leal afirmou que seu partido é favorável à transparência na escolha de um candidato do partido e que os deputados do partido são adeptos do projeto, visto que não devem nada à Justiça. O deputado lembrou também que o povo tem o direito de escolher seu representante com o melhor currículo possível. “O político que teme o “Ficha Limpa” é aquele que tem a ficha suja”, enfatiza o deputado.
Por: Antonio Pereira - Jornalista e Redator