O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), Dona Lindú, será especializado em cirurgias de alta complexidade e referencia do Instituto Nacional de Trauma Ortopedia, portanto fará cirurgias de todo o estado do Rio de Janeiro.
Pertencendo ao estado o HTO será administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, a mesma que administra o Hospital de Três Rios.
O HTO Dona Lindú, atenderá ao consórcio intermunicipal que abrange Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Areal, Engenheiro Paulo de Fronten, Mendes, Miguel Pereira, Paracambí, Paty do Alferes, Sapucaia e Vassouras. Os modernos equipamentos já instalados foram testados antes de entrarem em funcionamento.
Com três pavimentos e totalmente climatizado com sistema de barreiras que impedem a contaminação hospitalar, segundo informações, vai contar com 106 leitos, sendo 88 em enfermarias, 25 pediátricos, 60 adultos, 3 alojamentos conjuntos e 18 UTIs. Ele suprirá 66% da carência de leitos da região, com capacidade de realizar 8.940 internações ao ano ou 745 internações no mês. A unidade contará com centro de imagens, centro oftalmológico, centro de estudos, maternidade, quatro salas de centro cirúrgico, duas salas de cirurgia oftalmológica, laboratório de análises, unidade transfusional e banco de leite.
Uma equipe médica e de enfermagem de alto nível além de auxiliares especializados está sendo formada e já tem garantida uma verba em torno de quase 30 milhões de reais, graças à inclusão no orçamento do Ministério da Saúde.