sexta-feira, 28 de maio de 2010

Em Três Rios o Vereador Joa é eleito presidente da Câmara Municipal no biênio 2011/2012

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Três Rios no dia 27 de maio, foi eleito para presidir o legislativo trirriense no biênio 2011/12, o vereador e pré- candidato a deputado estadual Joacir Barbaglio Pereira (Joa). A chapa de Joa foi eleito por todos os vereadores. Apenas o cargo do segundo secretário ocupado pelo vereador Dr. Robson não obteve o voto do atual presidente da Câmara Betinho Barbosa.

A data da posse de Joa, em 2011, ainda não foi confirmada.

Os eleitos foram:

Presidente: Joacir Barbaglio Pereira (Joa)

1° Vice-Presidente: Marco Antônio de Azevedo Torno

2° Vice-Presidente: Josimar Ribeiro Alves

1° Secretário: Erli de Souza Pereira Júnior

2° Secretário: Robson de Oliveira Souza

Por: Angélica Ferreira e Barbara Silva

Fiscalização de Posturas atua sobre ambulantes em Três Rios

A equipe da Fiscalização de Posturas de Três Rios, por meio da Guarda Civil Municipal, realizou nesta quinta-feira (27) a apreensão de materiais de ambulantes não cadastrados e não autorizados pela secretaria municipal de Ordem Pública.

Segundo o secretário responsável pela pasta, Alexandre Mansur, o objetivo é manter o controle ordenado do crescimento, estabelecido pelo prefeito Vinicius Farah.

De acordo com Mansur, os materiais apreendidos serão doados a instituições de caridade. Os ambulantes foram notificados e os reincidentes recebem multa que pode chegar a até R$ 2 mil.

Vale ressaltar que a operação vem sendo realizada em todos os bairros da cidade há 30 dias, inclusive nos finais de semana.

Fonte: assessoria de comunicação de Três Rios

TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o município pode passar por novas eleições. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.
Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos e embargos, antes de convocar eleições suplementares em Campos. Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há imediato efeito suspensivo. Isso permite que ela aguarde o julgamento do recurso no cargo, além de repassar ao TSE a decisão final sobre a possível convocação de novas eleições na cidade. Já um eventual recurso de Anthony Garotinho não produz o mesmo benefício. Apenas uma medida cautelar concedida pelo TSE pode manter a possível candidatura de Garotinho ao governo do Estado neste ano.
O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira. Houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade.
O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelo desembargador Nametala Jorge. Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula, o que significa que Anthony Garotinho e os radialistas Linda Mara da Silva, Patrícia Cordeiro Alves e Everton Fabio Nunes Paes estão inelegíveis ate 2011.
Fonte: TRE-RJ