sábado, 7 de agosto de 2010

Autoridades de Três Rios se reúnem com equipe do Censo 2010

Na manhã desta sexta-feira (6), o prefeito Vinicius Farah, o vice-prefeito José Ricardo, o coordenador de subárea do Censo, Jorge Medeiros, e o técnico do IBGE, Jorge Eduardo, se reuniram com a equipe de supervisores e recenseadores que irão visitar os domicílios trirrienses para a coleta de dados do Censo 2010. O encontro aconteceu no Clube Atlético Entre-Rios (Caer).Na ocasião, foi ressaltada a importância do Censo para a captação de receita para o município, os quais são aplicados, principalmente, em saúde e educação. “A receita que Três Rios recebe hoje é equivalente ao número registrado pelo último Censo, que é de 72 mil habitantes. No entanto, nossa população já se aproxima de 100 mil pessoas, sem contar os moradores dos municípios vizinhos que utilizam nossos serviços de saúde na UPA 24 horas e participam dos cursos de qualificação profissional que oferecemos”, esclareceu o prefeito Vinicius Farah. “O futuro dos investimentos de nossa cidade está nas mãos de vocês”, completou o prefeito.Uma equipe composta por 89 funcionários, sendo 73 recenseadores, estará nas ruas a partir da próxima segunda-feira (9). As autoridades presentes na reunião pediram a colaboração da população para receber os recenseadores que estarão identificados com colete, boné, crachá e computador de mão.

Em Três Rios a nova Praça da Vila Isabel será inaugurada neste domingo

Neste domingo (8), a partir das 9h, a comunidade de Vila Isabel irá receber a primeira quadra coberta do município. O espaço, que conta com arquibancada, vestiários, banheiros para os feirantes, novos bancos, lixeiras, novo piso, novos brinquedos, bebedouros e novo projeto paisagístico, faz parte da nova praça do bairro, a antiga Praça Cruzeiro do Sul.
Além dos moradores, a projeto vai beneficiar os alunos da Escola Municipal Samir Nasser, que poderão utilizar a quadra para praticar atividades esportivas durante as aulas de Educação Física

DESEMBARGADOR SIRO DARLAN PARTICIPA DE FORUM SOBRE VIOLÊNCIAS EM SAPUCAIA

Visando a melhoria da qualidade de vida da população, a secretaria de saúde de Sapucaia aprovou junto ao Ministério da Saúde um projeto inovador para o município que tem como principal objetivo a implantação do núcleo de prevenção de violências e promoção da saúde.

Este novo núcleo fará parte da vigilância epidemiológica e trabalhará em conjunto com o Programa de Saúde Mental.

Inserido no contexto do projeto de prevenção de violências e promoção a saúde de Sapucaia, a prefeitura promoveu na sexta - feira (06) o I Forum de discussão sobre violências iniciando o processo de fomentação de uma cultura de paz.

O Forum faz parte das ações de promoção, prevenção e controle de violências e iniciam as ações que serão executadas nas unidades de saúde da família, nas unidades de atenção básica, no Programa de Saúde Mental, bem como nas escolas do município.

Fazendo abertura dos trabalhos a Dra. Miriam Abromovay, socióloga, Mestre em educação pela PUC de São Paulo, atual coordenadora do Setor de pesquisas da RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana) e professora do Curso “Juventude, Diversidade e Convivência Escolar”, no Distrito Federal falou sobre violência urbana e seus reflexos na escola.

Em seguida o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro da Associação Juízes para a Democracia, Siro Darlan, falou sobre exclusão social e violência no contexto familiar dando oportunidade aos presentes para formulação de perguntas relacionadas ao assunto abordado. Questionado sobre um caso de abuso sexual sofrido por uma menor ocorrido em Sapucaia, Darlan sugeriu a criação do projeto escola de paz no município como importante ferramenta para mudança de uma triste realidade constatada em vários lares brasileiros que servirá no combate a este tipo de violência.

Durante a tarde o Projeto Papo de Responsa ficou por conta da equipe do AfroReggae juntamente com policiais civis e a palestra não menos importante do Dr. Avelino da Costa Lima Filho,delegado de polícia, sobre a incidência de crimes contra o jovem adolescente no âmbito escolar.