sábado, 8 de junho de 2013

Paraíba do Sul pode ter de volta o Hotel Salutaris com estrutura para Hotel-Resort





O Hotel Salutaris faz parte da historia de Paraíba do Sul, basta conversar com alguns moradores antigos, que volta a memória o tempo em que o Hotel recebia em suas dependências autoridades políticas, artistas e clubes de futebol, que procuravam um lugar tranqüilo para pré-temporada, preparando seus atletas de primeira grandeza para enfrentar importantes competições. Uma moradora comentou emocionada, “até o cantor Roberto Carlos já esteve nesse hotel!”.
Com a revitalização do Parque Salutares, e a volta das aguás minerais, procuramos o empresário e engenheiro Jorge Busch de Menezes, proprietário do ex Hotel Salutares, para que falasse sobre seu objetivo atual em relação ao empreendimento.
O empresário disse que, ficou muito satisfeito com tudo o que foi feito até agora, e afirmou está com planos de aproveitar todo projeto executivo inicial, que era a construção de um SPA, e adaptá-lo para um Hotel-Resort com 47 suítes, aproveitando toda a infra-estrutura já implantada.
A idéia inicial do reflorestamento não foi só o simples embelezamento da área, mais sim desenvolver um projeto piloto ecológico auto-sustentável para ser implementado em parceria com os proprietários das terras, prefeituras e órgãos públicos, em toda cadeia de montanha compreendida entre Três Rios (hoje exemplo de desenvolvimento) e Barra Mansa, que há mais de 50 anos a grande colheita da área é a visão das grandes queimadas.
Emocionado expressou sua satisfação em poder apreciar a beleza exuberante da fauna e flora, que agora existe naquele local, onde antes só havia capim de burro, após 10 anos de reflorestamento, que muitos não acreditavam ser possível.
Das 50 mil arvores plantada, sem nenhum apoio de instituições públicas ou privadas, beneficio fiscal, 250 são de espécies diferentes, e nunca obtivemos benefícios gerados pelos créditos de carbono.
Ressaltou também a importância do projeto paisagístico e infra-estrutura (pontes, canais, irrigação em toda área e obras de arte) tornando um paraíso ecológico.
Conhecemos o projeto arquitetônico, executivo, que foi desenvolvido por uma empresa com experiência em projetos para as maiores empresas estatais, como exemplo a Petrobras.
Quando abordamos sobre o inicio das obras, o empresário relatou que, durante a implantação dos projetos já executados, foram gastos mais recursos do que o inicialmente previsto, ocasionando assim uma busca de parceiros ou até mesmo a possibilidade da venda do empreendimento, mas disse esta garantido o início das atividaes comerciais do hotel para o final de 2014.
Após nossa visita ao local, entendemos a importância que este hotel teve no passado, e os benefícios que este empreendimento tem para o futuro turístico e empresarial, não só de Paraíba do Sul, mas para toda a região.

HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE, PARA QUE SEJA MUNICIPALIZADO OU DESAPROPRIADO

O Vereador Edimario Miguel, indica ao Sr. Prefeito Municipal a TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTE QUANTO AO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE, PARA QUE SEJA MUNICIPALIZADO OU DESAPROPRIADO, POIS O MESMO NÃO ATENDE AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO.
O vereador ressalta que é necessário que se tenha um C.T.I. com no mínimo 6 leitos, e uma U.T.I neonatal com pelo menos 5 incubadoras e berços aquecidos, um serviço de cardiologia e ortopedia de plantão 24 horas. Com a municipalização ou desapropriação, fica viável que o hospital passe a ser Estadual ou Federal.