sexta-feira, 1 de março de 2013

Exposição fotográfica “Matosinhos Santuário de Fé” começa nesta segunda-feira em Paraíba do Sul



A Exposição Fotográfica “Matosinhos, Santuário de Fé”, do renomado artista Paco Bernardelli, começa nesta segunda-feira (04) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paraíba do Sul. Com entrada franca, os visitantes poderão contemplar o registro feito pelo artista na tradicional Festa do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, que acontece anualmente em todo último final de semana do mês de agosto. A exposição é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo.

A exposição, que estará na Câmara Municipal até o dia 16 de março, retrata não somente a festa dos romeiros que se deslocam para Paraíba do Sul vindos de diversas partes do Brasil, mas também contribui para o incentivo ao turismo religioso na cidade.

            Paco Bernardelli estudou fotografia no Instituto Europeu de Design (Itália) e é doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Sorbonne (França). Com trabalhos publicados em revistas do Brasil e do exterior, o artista já participou também de vários editoriais de moda e campanhas publicitárias em Milão. Bernardelli sagrou-se o fotógrafo mais requisitado de celebridades baianas, como Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Daniela Mercury, entre outros.

            – Esta é uma grande oportunidade para a população sul-paraibana ter contato com a arte de um dos mais renomados fotógrafos de nosso país, que nos brindou com um trabalho de excelência sobre a festa religiosa mais famosa de toda a região. Não percam! – convidou a secretária de Turismo, Elaine Moura.

Emater promove curso sobre qualidade do leite e encontro de piscicultura em Levy Gasparian



Com apoio da Prefeitura do Município de Comendador Levy Gasparian, a Emater-Rio, através do escritório local, estará realizando dois importantes eventos neste mês de março, voltados aos produtores de leite e piscicultores.
            Tendo como tema a Qualidade do Leite, o primeiro evento acontece no dia 07 de março, às 13 horas, no CRAS Fonseca Almeida, aberto a todos os interessados.
            Abordando temas como os principais fatores que alteram a qualidade do leite, como: presença de colostro; falta de higiene na ordenha e nos equipamentos usados; leite de vaca com mamite; demora no processo de resfriamento do leite e alimentação da vaca em produção, além de assuntos relacionados ao controle de qualidade, o curso é totalmente gratuito.
            Em 26 de março, também gratuito, acontece o 1º Encontro sobre Piscicultura e Meio Ambiente, a ser apresentado pela FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), as 10 horas, no CRAS Fonseca Almeida.
            Informações pelo telefone (24) 2255 1486, ou pelo e-mail esloctr@emater.rj.gov.br 

O vereador Dr. Alessandro entre outras coisas pede aquisição de 10 leitos de CTI para o Hospital Nossa Senhora da Piedade.

O Vereador Alessandro Cronge Bouzada, Dr. Alesandro, que já vem trabalhando desde sua posse,  apresentou alguns trabalhos de grande importância para os sul paraibanos, solicitou ao Sr. Prefeito, através de indicações, em plenário, a pavimentação das Ruas Antonio Cândido, Clésio de Queiros e Davi Elmor, todas no Bairro Amapá, esclarecendo que tal realização trará beneficio ao bairro, principalmente no período das chuvas. Solicitou ainda a ampliação do Posto de Saúde da comunidade de Cavarú e a permanência de um médico em um maior período naquele local. O Vereador em seus discursos tem demonstrado grande preocupação com os direitos sociais, do povo sul paraibano. Após conversa com o Sr. Prefeito, tomou conhecimento de que o Executivo Municipal tem a intenção de implantar em Paraíba do Sul, eleições para Diretores das Escolas Municipais após julho de 2013, assunto que certamente será estudado e analisado com atenção pela Câmara de Vereadores.  Sabedor das grandes responsabilidades e compromissos que agregam este cargo, o legislador solicitou ao Prefeito através de indicação plenária que se estude desde já, a possibilidade de reajustar o piso salarial desta categoria, “Este é o responsável direto pela unidade escolar, sendo o ponto referencial dos pais, que depositam confiança na escola através do reflexo do trabalho do Diretor e sua equipe. Acho então, nada mais justo de serem reconhecidos.” Afirma o Vereador. Não poderia Dr. Alessandro deixar de militar na área da saúde, o mesmo notificou a Câmara de Vereadores que o Hospital Nossa Senhora da Piedade neste momento, está diretamente trabalhando para adquirir 10 leitos de CTI, uma das mais urgentes necessidades do povo sul paraibano. Dr. Alessandro, informou que acontecerá no próximo dia 28 uma reunião do CIR – Conselho Intergestores Regional, aqui no nosso Município, o Vereador quer aproveitar este momento para alavancar o projeto de CTI do Hospital Nossa Senhora da Piedade, para isso, através de indicação, solicitou do Executivo Municipal esforços políticos e administrativos junto com Direção do Hospital, à Secretaria Estadual de Saúde, ao Governador Sergio Cabral e Secretaria Municipal de Saúde. 

Surto de dengue atinge parte da região e casos suspeitos de contaminação em Paraíba do Sul já passam de 100.

A um aumento considerável nos casos suspeitos de dengue notificados em todos os municípios. Um balanço divulgado pela coordenadora de Vigilância em Saúde e Epidemiologia de Três Rios, enfermeira Daniele Paulino, revela números alarmantes. De janeiro deste ano até o inicio da semana, 430 casos de dengue foram notificados e 81 confirmados.
Em Paraíba do Sul os números ultrapassam os 100 casos suspeitos de dengue, aguardando somente os resultados dos exames para a confirmação. Segundo a Secretária de Saúde Elaine Stelmann, até o fim da semana passada os casos confirmados eram de 16, podendo aumentar muito, mas até agora dentro do esperado para essa época do ano. Ainda segundo a secretária, vivemos também uma virose que tem os sintomas muito parecidos com os da dengue, levando as pessoas a pensar que estão com a doença.
O Hospital Nossa Senhora da Piedade esteve à semana toda superlotado de pessoas a procura de orientação e tratamento, pois estavam com os sintomas, de dores no corpo, indisposição e febre alta.
A UPA mudou sua estrutura para atender aos pacientes e oferecer tratamento. “Nossa equipe recebe as pessoas de Três Rios e região e identifica se elas estão com a doença. Temos o teste rápido, mas para saber se realmente é dengue, mandamos os exames de sangue para um laboratório no Rio. Porém não podemos ficar aguardando o resultado. Através da consulta médica e dos sintomas, já começamos a tratar a doença. Temos uma sala de hidratação dentro da unidade”, disse o coordenador da UPA, Romero Chartuni.
Em Paraíba do Sul foram encomendados kit’s para realização de testes da dengue, na policlínica a orientação da vigilância Sanitária é para que as pessoas, que estiverem sentidos os sintomas da doença, devem procurar o PSF do seu bairro, onde será realizada uma avaliação e ser for necessário serão encaminhados para o hospital da cidade ou a UPA de Três Rios.

Nova Prefeitura começou a reforma de quatro PSFs em Paraíba do Sul

A nova Prefeitura iniciou na segunda-feira (25) a reforma de quatro Postos de Saúde da Família (PSFs) em Paraíba do Sul. As unidades de Werneck, Queima Sangue, Limoeiro e Sebollas estão sendo reformadas visando o melhor atendimento da população, compromisso do prefeito Marcinho, que os sul-paraibanos sejam atendidos com mais dignidade.
    Desde que assumiu a prefeitura, Marcinho fiscalizou todos os PSFs da cidade, encontrando diversas irregularidades. Unidades com umidade, paredes sem pintura, descascadas ou mofadas, pisos com infiltração, goteiras, e outros problemas. O PSF de Queima Sangue era o que estava em pior situação, como muro caindo e outro já no chão. A reforma das unidades vem de encontro com a nova filosofia de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, de fortalecer o atendimento da atenção básica, porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde.
    – Nosso principal objetivo é mudar a cara da saúde pública municipal e oferecer um atendimento mais humano e digno para nossa população. Estamos contratando mais de 100 novos profissionais de saúde, entre médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros e temos que oferecer condições adequadas de trabalho a esses profissionais, por isso começamos a reforma dessas unidades – afirmou Elaine Stelmann, secretária de Saúde.
Mesmo em reforma, a população dos PSFs não deixará de ser atendida. Durante os dois meses que as unidades estiverem em obras, os atendimentos serão realizados em locais provisórios. Em Werneck, o atendimento será realizado no salão da Igreja Batista do Calvário. Em Sebollas, no salão paroquial da Igreja Matriz Sant’ana de Inconfidência. No bairro Queima Sangue, os atendimentos serão transferidos para o Posto de Saúde das Marrecas, que fica bem próximo. O caso especial é o do bairro Limoeiro. Como a unidade de saúde possui dois andares, o atendimento será mantido no local. As obras começam pelo primeiro andar, com as consultas sendo realizadas no segundo pavimento.

Prefeito Marcinho dá as boas vindas aos novos médicos especialistas contratados

O prefeito Marcinho deu as boas vindas hoje aos médicos especialistas recém contratados pela nova Prefeitura. Em um encontro realizado na tarde desta segunda-feira (25) no Auditório Municipal na sede da Prefeitura, o prefeito informou aos profissionais as novas metas para a saúde pública em Paraíba do Sul e o desejo de oferecer um melhor atendimento para a população. Confirmou o seu compromisso com o povo em oferecer um melhor serviço e cobrou o mesmo empenho dos recém chegados.
    Organizado pela secretária de Saúde, Elaine Stelmann, esse foi o segundo encontro com os médicos especialistas, aprovados no último concurso público. Otorrinolaringologistas, pediatras cirurgiões gerais e psiquiatras estiveram presentes neste encontro e receberam informações da secretária sobre a metodologia de trabalho e também tiraram suas dúvidas. Novos encontros acontecerão ao longo da semana.
    – Estamos dividindo os novos médicos em pequenos grupos para realizar esses encontros para que assim possamos ter um melhor aproveitamento. Os coordenadores das respectivas áreas dos médicos convocados também estão presentes para nos ajudar a passar o novo método de trabalho e nossos objetivos, sendo o principal dele, mudar a cara da saúde da cidade, melhorando principalmente a atenção básica municipal – afirmou Elaine Stelmann.
    Os próximos encontros acontecem nos próximos dias, terça, quarta e sexta-feiras desta semana. Ao todo foram convocados médicos especialistas nas seguintes áreas: Geriatria, Ortopedia, Otorrino, Geriatria obstetrícia, Psiquiatria, Urologia e Veterinária.

Festival Brasil no Cinema Popular Nívea Stelmann, em Paraíba do Sul

Nos dias 2 e 3 de março “Central do Brasil” estará na telona. Premiado internacionalmente, o filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher que trabalha na Central do Brasil. Ela vive com a renda que recebe escrevendo cartas para os analfabetos que passam pela maior estação do Brasil. A história de Dora se cruza com a do menino Josué, que com a mãe, pede a mulher para escrever uma carta para o pai do menino, que mora no sertão nordestino. A mãe de Josué é atropelada fatalmente ao sair da estação, e sem ter para onde ir, o menino se vê obrigado a viver na Central do Brasil. Emocionada, Dora então resolve, junto com Josué, ir ao encontro do pai do menino.
 Nos dias 9 e 10 de março outro sucesso do cinema brasileiro estará em cartaz. “Cidade de Deus”, com direção de Fernando Meirelles, mostra o crescimento do crime organizado na comunidade do Rio de Janeiro. O filme começa com os criminosos Cabeleira, Alicate e Marreco, o Trio Ternura, aterrorizando negociantes com assaltos à mão armada. A trama passa também pela história de Dadinho, que em um assalto à um motel, é colocado como vigia, porém, faz uma verdadeira chacina no lugar, atraindo a atenção da polícia para os criminosos. Outros personagens, como Bené e Buscapé (irmão de Marreco), este último, o narrador das histórias. Várias reviravoltas acontecem durante a película, que retrata o surgimento e o crescimento do crime organizado em uma das maiores favelas cariocas.
 No terceiro fim de semana de março será a vez de “O Céu de Suely”. Os espectadores serão apresentados à Hermila, uma jovem de 21 anos nascida e criada em uma pequena cidade do Ceará, que está grávida e vai com o namorado tentar a vida em São Paulo. Frustrada, ela volta a sua cidade natal e aguarda o retorno do namorado, que desaparece sem deixar pistas. Abandonada, ela resolve ir para o outro lado do Brasil, o Rio Grande do Sul. Porém, para conseguir dinheiro para a viagem ela adota o nome Suely e toma uma atitude que escandaliza a pequena cidade onde vive: rifa o seu corpo, afirmando que o vencedor terá “Uma Noite no Paraíso”. Enquanto o prêmio não sai, ela vai tentando resolver um namoro mal resolvido com um ex-namorado.
 Nos dias 23 e 24 de março, o Cinema Popular Nívea Stelmann receberá a visita da atriz Karine Telles e do diretor Gustavo Pizzi, do filme “Riscado”, que estará em cartaz. Os convidados estarão passando suas experiências aos presentes e respondendo perguntas de todos. O filme conta a história de Bianca (Karine Telles), uma atriz que vive a expectativa de fazer sucesso em sua carreira, porém, enquanto a glória não vem, ela tem que imitar divas do cinema e divulga eventos para se manter. Quando Bianca tira a sorte grande, ela consegue o papel principal em uma produção internacional. O diretor do longa-metragem se encanta com a história de Bianca, e resolve adaptá-la ao seu filme, vivendo Bianca a sua própria história.
 Fechando o Brasil em Cena será o sucesso de crítica e premiação “Tropa de Elite”, de José Padilha. O filme, que conquistou o Urso de Ouro, o Festival Hola Lisboa e levou ainda nove prêmios do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, conta a história do Capitão Nascimento, do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. A história é narrada pelo próprio capitão que aguarda a chegada do primeiro filho e, por isso, vive a tensão de apaziguar algumas favelas para a visita do Papa João Paulo II, e ainda achar um substituto à sua altura para que ele possa se afastar da corporação e ter uma vida tranquila ao lado da família.
 Os filmes começarão sempre às 19h e a entrada é gratuita. O Cinema Popular Nívea Stelmann fica no Centro Cultural Luis Carlos Tavares Coelho, antiga estação ferroviária, no Centro de Paraíba do Sul.

HTO Dona Lindu passa a fazer transplante de tecido do músculo esquelético


O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL) começa 2013 com mais uma conquista para seus pacientes. O Ministério da Saúde acaba de conceder autorização para que a unidade realize a captação e transplante de tecido do músculo esquelético. O credenciamento possibilita que a equipe médica do HTODL ofereça uma assistência ainda mais específica nos casos de perdas ósseas e lesões ligamentares graves.
O HTO Dona Lindu é a primeira unidade da rede estadual do Rio de Janeiro a receber a autorização para este tipo de transplante. Inicialmente, o hospital trabalhará apenas com tecidos ósseos, para suprir a demanda das cirurgias ortopédicas realizadas.
- Essa conquista é muito importante porque amplia a capacidade de realizar procedimentos complexos aos usuários do SUS - elogiou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.
De acordo com o gestor de ortopedia do hospital, Marco Antônio Rocha, o transplante também representa uma alternativa para os procedimentos que necessitam de enxerto, visto que, em muitos casos pode-se poupar uma intervenção cirúrgica adicional.
Segundo o diretor executivo do HTO Dona Lindu, Artur Hummel, a habilitação concedida pelo Ministério da Saúde é resultado da competência de toda a equipe de profissionais do hospital, somado a um planejamento voltado para a conquista dos objetivos da gestão compartilhada, estabelecida entre a Associação Congregação de Santa Catarina e a Secretaria de Estado de Saúde.
- Estamos sempre focados em cumprir as metas que ofereçam crescimento para a instituição e o aprimoramento da qualidade do serviço de saúde prestado ao paciente. A habilitação para a realização de transplante de tecidos é algo que o hospital se preparou para conseguir, destaca Hummel.
O HTO Dona Lindu é referência no estado em cirurgias de alta complexidade de trauma. No final de 2012 o hospital completou mais de 106 mil atendimentos entre cirurgias, exames, consultas, e outros procedimentos realizados ao longo dos dois anos e seis meses de funcionamento.