sexta-feira, 1 de março de 2013

Surto de dengue atinge parte da região e casos suspeitos de contaminação em Paraíba do Sul já passam de 100.

A um aumento considerável nos casos suspeitos de dengue notificados em todos os municípios. Um balanço divulgado pela coordenadora de Vigilância em Saúde e Epidemiologia de Três Rios, enfermeira Daniele Paulino, revela números alarmantes. De janeiro deste ano até o inicio da semana, 430 casos de dengue foram notificados e 81 confirmados.
Em Paraíba do Sul os números ultrapassam os 100 casos suspeitos de dengue, aguardando somente os resultados dos exames para a confirmação. Segundo a Secretária de Saúde Elaine Stelmann, até o fim da semana passada os casos confirmados eram de 16, podendo aumentar muito, mas até agora dentro do esperado para essa época do ano. Ainda segundo a secretária, vivemos também uma virose que tem os sintomas muito parecidos com os da dengue, levando as pessoas a pensar que estão com a doença.
O Hospital Nossa Senhora da Piedade esteve à semana toda superlotado de pessoas a procura de orientação e tratamento, pois estavam com os sintomas, de dores no corpo, indisposição e febre alta.
A UPA mudou sua estrutura para atender aos pacientes e oferecer tratamento. “Nossa equipe recebe as pessoas de Três Rios e região e identifica se elas estão com a doença. Temos o teste rápido, mas para saber se realmente é dengue, mandamos os exames de sangue para um laboratório no Rio. Porém não podemos ficar aguardando o resultado. Através da consulta médica e dos sintomas, já começamos a tratar a doença. Temos uma sala de hidratação dentro da unidade”, disse o coordenador da UPA, Romero Chartuni.
Em Paraíba do Sul foram encomendados kit’s para realização de testes da dengue, na policlínica a orientação da vigilância Sanitária é para que as pessoas, que estiverem sentidos os sintomas da doença, devem procurar o PSF do seu bairro, onde será realizada uma avaliação e ser for necessário serão encaminhados para o hospital da cidade ou a UPA de Três Rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário