terça-feira, 27 de abril de 2010

Levy Gasparian oferece inscrições para cursos de capacitação


Moradores de Levy Gasparian podem se inscrever, de graça, para três cursos de capacitação. São 8 vagas para o curso “Novo Acordo Ortográfico”, dez para “Gêneros Acadêmicos” e 25 para “Lúdico e Questões Disciplinares na Educação Infantil”. As inscrições podem ser feitas até o preenchimento das vagas. Para se inscrever basta ligar para o telefone (24) 2254-1101.

Em Resende, duas pessoas morrem na queda de um avião monomotor que pertencia ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio.

Um avião monomotor caiu na tarde desta terça-feira, 27, na rua José Estevan da Motta, no bairro Vila Isabel, em Resende. O piloto Major Jasper Sanderson e o aspirante Luis Guilherme Neto, morreram na hora. Antes da queda, o piloto conseguiu desviar de um prédio de seis andares e de uma casa. O monomotor pertencia ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Paraíba do Sul vai receber verbas para realização de obras, reforma e recomposição de diversos logradouros afetados pelas chuvas.

O Secretário de Projetos e Planejamento Urbano Cristiano de Castro Guimarães, recebeu no último dia 15, na sede da Prefeitura, a responsável pela Secretária de Estado de Obras do Rio de Janeiro Liesel Rosas, bem

como a Representante da Emop Inah Nicolai, e engenheiros da HJ Rodrigues de Melo, vencedores das licitações do convênio firmado entre a Secretaria e a Emop ( Empresa de Obras Públicas do Estado do RJ).

Este Convênio é oriundo do Avadan (Documento de Avaliação de Danos da Secretaria de Defesa Civil), visto que o Prefeito Gil Leal decretou Estado de Emergência, motivado pelas fortes chuvas que assolaram o município.

A Sra Liesel Rosas em reunião com a equipe, informou que já foram assinados os contratos os contratos

com a empresa vencedora e que nos próximos dias serão iniciadas as respectivas obras.

O Secretário Cristiano, informou que estão contemplados neste convênio as estradas do Sincorá, Fagundes, Jathay, Barreiro, Serrinha, Vieira Cortez e diversas ruas e travessas. Concluiu que este convênio é mais uma conquista do atual governo, junto ao governo do estado.

Contas de Celso Jacob são aprovadas pelo TCE-RJ

Decreto Legislativo n° 847 de 14 de abril de 2010.

Foram aprovadas as contas referente ao exercício de 2008 do Sr. Celso Alencar Ramos Jacob- Ex Prefeito do Município de Três Rios - RJ, de acordo com o Parecer prévio favorável emitido pelo Tribuna de Contas doEstado do Rio de Janeiro.


Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições encontradas.

Paraíba do Sul recebe prêmio ANPV/2010 por ser uma as

Entre os 5.565 municípios brasileiros, Paraíba do Sul está entre os 100 Mais em Qualidade de Gestão Municipal. São 100 cidades selecionadas através de avaliações, por ações administrativas, sociais e de sustentabilidade.

O prefeito Gil Leal (foto) será homenageado em Brasília, no Senado Federal e na Revista Prefeitos e Vices/

Anuário 2010, junto com os demais 99 prefeitos.

“O objetivo principal da ANPV (Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil) é colocar-se como instrumento de mediação e orientação para o bom desempenho do mandato de

prefeitos e vice-prefeitos de todo o Brasil, criando projetos para todas as esferas: federais, estaduais e

internacionais, na captação de recursos, elaborando e desenvolvendo programas e trazendo soluções exigidas

para a realidade da sua gestão.

Jovem sulparaibano conquista medalha de ouro no Jiu-Jitsu.

O jovem sulparaibano, Danilo Maciel, de 16 anos, estreou e conquistou uma medalha de ouro noCampeonato Estadual de Jiu-Jitsu Olímpico no último dia 21 de março no Clube Canto do Rio em Niterói.

O jovem faz parte da Equipe Game Fight Brazilian Jiu-Jitsu de Paraíba do Sul localizada no REC, comandada pelo jiujiteiro Thiago Fidelis, que vem preparando Danilo há quase um ano e assim já o faz parte da categoria juvenil, meio pesado, faixa laranja. O Jiu-Jitsu ou “arte suave” é uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, e do sistema de articulação do corpo.

lV Corrida Rústica do Trabalhador em Paraíba do Sul

Neste sábado ás 09 horas, a prefeitura municipal de Paraíba do Sul realizará a tradicional Corrida Rústica do Trabalhador.

Com a largada de Werneck e a chegada no Jardim Velho que fica no centro da cidade, os atletas profissionais percorrerão aproximadamente 9 km.

No mesmo horário os jovens e as crianças vão correr apenas dentro da cidade, a largada será no Ciep Haroldo Machado de Barros, na Avenida Randolfo Pena, nº 442, no bairro Jatobá e a chegada também será no Jardim Velho.
Os idosos, portadores de deficiência e pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial não ficarão de fora. Eles poderão participar de uma caminhada, que saíra às 9h do Ciep em direção ao Jardim Velho.

As Inscrições são de graça e podem ser feitas até meia hora antes da largada, ou até esta sexta-feira, 30, das 8h30 às 18h, na Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Praça Marquês de São João Marcos, nº 6, 2º andar, no Centro.

Câmara Trirriense prestou homenagem a personalidades que vem contribuindo para o desenvolvimento da região.

No ultimo dia 16, autoridades e membros da sociedade de Três Rios e região estiveram reunidos na sede do Poder Legislativo do município, para uma Sessão Solene que prestou homenagem a diversas personalidades que vem contribuindo, de alguma forma, para o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Na ocasião foram entregues as Comendas Barão Ribeiro de Sá e Condessa do Rio Novo, além dos Títulos de Cidadão Trirriense e Mérito Legislativo, as maiores honrarias da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Betinho Barbosa, se mostrou muito satisfeito com a escolha dos homenageados, pessoas que realmente vêm fazendo a diferença no município. Dentre os agraciados estão o secretário municipal de Ordem Pública, Alexandre Mansur, o empresário Américo Silva Neto e a coordenadora regional de educação da Região Centro Sul I, Dalvanícia Maia.






13º Encontro de motociclistas em Paraíba do Sul deve reunir cerca de 5 mil visitantes.

De 29 abril a 02 de maio, cerca de dois mil motociclistas de todas as partes do estado e do país estarão aportando em Paraíba do Sul para mais um Encontro Nacional de Motociclistas.

O evento mais uma vez acontece no Jardim Velho, região central da cidade, onde se espera receber um público de 5 mil visitantes. Varias bandas de rock estarão se apresentando, como Sanctuarim, Tukas, Apotherock, Vírus do Caos, Aracnídeos, Signatos, Ronald Numes, Eternal Flamiry, além de diversas barracas temáticas. A realização do encontro é do Motoclube Raposa do Asfalto com apoio da prefeitura de Paraíba do Sul.

Equipe Eduardo Omura é medalha de ouro na Copa Amocen.

A Equipe de Judô Eduardo Omura, esteve no último domingo em Petrópolis, onde disputou a Copa Amocen de Judô e com uma brilhante atuação de seus atletas conquistou um grande número de medalhas. Comandada pelo professor Eduardo Omura, a equipe conquistou 08 medalhas de ouro, com os atletas Érica Borges, Ranaira Nascimento, Felipe Alves, Marcio Costa, Gabriel Oliveira, Ricardo Silva, Andressa Silva e Lucas Caiafa, 02 de prata com Gabriel Avelino e Matheus Pereira e 01 de bronze com Edílio da Costa.

Para a disputa da competição que aconteceu no Colégio Bom Jesus em Petrópolis, a equipe levou 11atletas e conquistou um total de 11 medalhas, o que mostra a qualidade do judô praticado pela equipe sulparaibana, que desenvolve suas atividades no Colégio Sul Paraibano, no centro da cidade.

Alunos do CIEP Marco Pólo participam de passeata contra a dengue

No último sábado (17), cerca de 250 alunos, professores e funcionários do CIEP Marco Polo 456, no bairro

Cantagalo, participaram de uma passeata em combate à dengue. Equipes de campo da Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde distribuíram panfletos informativos pelas ruas do bairro sobre os cuidados que devem ser tomados com a doença.

A passeata foi uma complementação do projeto sobre a dengue, realizado pelos professores e profissionais da saúde, visando a conscientização da comunidade-escola frente à necessidade de combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Para o diretor do CIEP Marco Polo, Marcos Costa Reis Dutra, o Formiguinha, “é de fundamental importância a

participação da escola na vida da comunidade, seja no campo cultural, esportivo, formativo ou informativo,

para ampliar a dimensão da cidadania dos alunos e da comunidade local”.

Durante a passeata, dois agentes da Guarda Civil Municipal fizeram o orientação do trânsito.

“Atenção à Maternidade” um projeto bem sucedido da prefeitura de Paraíba do Sul.


O projeto “Atenção à Maternidade”, realizado pelo CRAS (Centro de Referencia a Assistência Social) na Secretaria de Bem Estar Social teve inicio no dia 13/04 com seu primeiro grupo de gestantes.

O intuito do projeto é tratar sobre questões relacionadas à maternidade e a gestação a partir de debates, palestra, dinâmica projeções de filme entre outros.

Ao todo serão sete encontros que serão divididos nos seguintes tópicos: Aspectos psicológicos e corporais da

gestação, parto, pós-parto, cuidado com o bebê, orientação sobre os direitos das gestantes, auxilio maternidade, procedimento para retirada da certidão de nascimento.

As gestantes que participarem de todos os encontros serão atendidas com um pequeno enxoval para bebê,

além da inserção em oficinas de inclusão produtiva que são oferecidos pelo município.

Projeto da Educação Municipal de Paraíba do Sul é destaque em mídia nacional.

O projeto educacional “Minha Escola Minha Família” desenvolvido pela Escola Municipal Albino Antônio

Barros no bairro Limoeiro, foi destaque em mídia nacional.Com uma reportagem exibida para todo o país no Jornal Hoje da Rede Globo, veiculado no início da tarde,o Brasil pode conferir um projeto vitorioso da educação do município.

Segundo a diretora da Escola, Solange Aparecida, “Antes do projeto, metade dos alunos não passava de ano.Agora a repetência não passa dos 5%”.

Já tradicional no município de Paraíba do Sul, prefeitura comemorou ao lado da população o dia 21 de abril na localidade de Sebollas.


A localidade de Sebollas no distrito de Inconfidência, em Paraíba do Sul, viveu um grande dia cívico quando se comemorou a Inconfidência Mineira e seu mártir Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.

Às 7:30 h foi realizada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz da Paróquia de Sant’Ana de Inconfidência, em seguida no marco histórico dedicado a Tiradentes, foi realizado o hasteamento de bandeiras com execução do Hino Nacional.

As 8.45, pronunciamento do Prefeito de Paraíba do Sul Gil Leal e do Presidente da Câmara Municipal e demais autoridades presente.Logo após as homenagens, aconteceu diversas apresentações, como o desfile da Guarda Municipal de Paraíba do Sul, dos alunos da Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho, apresentação da Banda do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio de Petrópolis.

Em seguida autoridades visitaram o Museu Sacro Histórico de Tiradentes. A noite a Banda Os Boiaderos realizou um grande Show para os presentes.

Viaturas novas para Policiais Militares do 38° BPM é questão de honra para Câmara Municipal de Paraíba do Sul.

O presidente Paulinho Jacaré e o vereador Marcinho visitaram três Câmaras Municipais; Areal, Comendador Levy Gasparian e Sapucaia, foram conversar com os vereadores buscando apoio para um requerimento cobrando do governo do estado, viaturas e melhorias para o 38º BPM.

Policiais Militares que atuam nas cidades de Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia eTrês Rios, estão trabalhando de forma perigosa e desumana.

O vereador sulparaibano Marcinho entrou com um requerimento verbal encaminhando a SESEG – Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, para que o secretário José Mariano Beltrame tome conhecimento das péssimas condições que se encontram as viaturas da Policia Militar do 38° BPM.

Ao lado do parlamentar está à força da Câmara Municipal de Paraíba do Sul, pois quando apresentou o requerimento em plenário teve aprovação unânime dos colegas parlamentares e o próprio presidente da casa, vereador Paulinho Jacaré está engajado na reivindicação do vereador.

Marcinho não buscou apoio somente dentro do Poder Legislativo sulparaibano; de posse de todos os documentos que levantou para encaminhar ao Governo do Estado, está fazendo uma verdadeira peregrinação nas câmaras municipais das cinco cidades no qual o 38° Batalhão de Polícia Militar tem responsabilidade na segurança pública.

Rodoviários de seis empresas na região aderem à greve.

Aproximadamente 11 mil motoristas e cobradores de seis empresas de ônibus de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral, que operam linhas municipais e intermunicipais, entraram em greve à zero hora desta terça-feira, 27. A paralisação é total em Volta Redonda e deve durar 24 horas. Os funcionários reinvindicam reajuste salarial de 7%, mas as empresas oferecem 5%. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, mais empresas vão parar no decorrer da tarde. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass) mais de 25 mil pessoas serão afetadas.