segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Abertas as inscrições para o PROJOVEM Adolescente em Paraíba do Sul



A Secretaria de Assistência Social de Paraíba do Sul, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), convida as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, que possuam adolescentes de 15 e 16 anos, para participarem do PROJOVEM Adolescente 2013.

O programa, do Governo Federal, tem por objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Os interessados devem procurar o CRAS, localizado à Rua Heinz G. Weill, nº 36 – Centro (antiga ARGO), das 08h às 12h e das 13h às 16h, levando os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência (do adolescente e do responsável). As inscrições vão até o dia 08 de fevereiro.

Agência do Sebrae-RJ é fechada em Paraíba do Sul e já está gerando prejuízos aos micro empreendedores

s empreendedores individuais e micro empreendedores de Paraíba do Sul estão passando grandes dificuldades com o fechamento temporário do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que já se estende por uma semana.
Janeiro é a época do ano em que os empreendedores individuais mais precisam do Sebrae, que é responsável por fazer o imposto de renda dos pequenos empreendimentos da cidade, pois se não fizer terão o DAS bloqueado, além do pagamento da mensalidade do INSS, que se não for feito o empreendedor passa a ser inscrito na dívida ativa.
Com a falta da agência, novas pequenas e médias empresas não poderão ser abertas, ou seja, continuarão na ilegalidade. Os projetos ligados ao empresariado de modo geral terão que ser encaminhados para o atendimento na agência de Três Rios-RJ, causando superlotação e outros desconfortos.
Estivemos na tarde de hoje (11/01) na sede do Sebrae-RJ, localizado na Rua Alfredo da Costa Matos Júnior e constatamos uma cena horrível: as portas fechadas.
Pelas ruas é possível encontrar micro empresários preocupados com a falta desse serviço, que poderão prejudicá-los no inicio deste turbulento ano, onde surgem vários impostos. Fonte: Blog. Paraíba do Sul Agora.

Paraíba do Sul: campanha contra raiva vai vacinar cães e gatos em janeiro

Durante todo o mês de janeiro, Paraíba do Sul vai receber uma campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. Para vacinar os animais de estimação, basta que os moradores estejam estar em casa quando os agentes passarem. Eles percorrerão toda a área urbana e rural.

Combate à dengue ganha reforço com nova capacitação de profissionais de saúde

Um dos pontos altos da campanha 10 Minutos Contra a Dengue está de volta. A Secretaria de Estado de Saúde vai reiniciar em janeiro o curso de capacitação de profissionais de saúde no manejo clínico da dengue. As aulas vão começar, no próximo dia 18 (sexta-feira), por Italva, no Noroeste fluminense. A cidade foi escolhida de forma estratégica devido ao recente aumento de casos da doença na região. Neste início de ano, o Noroeste do estado registrou 11 notificações de casos de dengue. A organização ainda pretende receber a inscrição outros 14 municípios próximos.

- A previsão é capacitar neste momento 65 profissionais de saúde, que terão a missão de multiplicar as informações recebidas para suas equipes, seguindo a proposta de capilarização do conhecimento, através da capacitação em serviço – afirma o coronel Sylvio Jorge de Souza Júnior, subsecretário de Estado de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Nos últimos dois anos, foram capacitados 5.913 profissionais em todo o estado. A qualificação tem o objetivo de padronizar o atendimento de pacientes com a dengue. Com isso, pretende-se agilizar o diagnóstico para o tratamento adequado. A meta principal é evitar ao máximo a ocorrência de óbitos provocados pela doença. O Rio é o estado pioneiro na implantação do projeto, que vem sendo aplicado desde 2011.

Entre os temas abordados estão o diagnóstico diferencial, aspectos clínicos da doença nos grupos de risco (crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas), identificação de quanto a doença já se espalhou pelo corpo, classificação de risco, características do choque na Dengue e uso do fluxograma de atendimento.

SUS oferece vasectomia gratuita em Três Rios

A Saúde da Mulher, em Três Rios, vem realizando cirurgias de vasectomia gratuitamente dentro do Programa de Planejamento Familiar do Sistema Única de Saúde (SUS). A operação de vasectomia está disponível para homens com mais de 25 anos e com o número mínimo de dois filhos vivos. 
 
Segundo Rita de Cássia Tepedinus, auxiliar operacional de Saúde, antes de fazer o procedimento, os pacientes passam por três reuniões que são acompanhadas por um psicólogo e um médico urologista que explicam como é o procedimento. Durante os encontros, os pacientes são instruídos quanto ao procedimento, trabalhando aspectos psicológicos, dando consciência sobre a vasectomia. 
 
“O intuito das reuniões é deixar o paciente ciente do procedimento, levando em conta os aspectos psicológicos do mesmo. Nós não influenciamos na decisão do paciente, por isso existem esses encontros’, ressalta Rita de Cássia. 
 
Os interessados em fazer o procedimento devem se dirigir à Unidade de Saúde da Mulher, que fica na Policlínica Walter Gomes Francklin, na Rua da Maçonaria, n° 320, Centro, Três Rios, e agendar a participação nas reuniões. As mesmas irão ocorrer nos dias 01 de fevereiro, 08 de março e 05 de abril, todas com início às 14h. 
 
O procedimento
 
A vasectomia é um procedimento de esterilização masculina sem internação hospitalar. Por meio de anestesia local, o médico retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam o espermatozoide do testículo ao pênis. Após 30 dias, o paciente passa por um espermograma para verificar se a produção de espermatozoides se encerrou.
 
Vale ressaltar que o procedimento é totalmente seguro e não afeta o homem nas relações sexuais.