terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rio Paraíba do Sul terá 2ª ação de repovoamento

A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e a Light promovem, nesta quarta-feira (7/10), às 14h, em Barra do Piraí, a segunda ação de repovoamento para a recuperação da ictiofauna do Rio Paraíba do Sul, com mais 25 mil alevinos. A secretária de Estado do Ambiente e presidente do Comitê da Bacia do Rio Paraíba (Ceivap), Marilene Ramos, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, e o prefeito do município, José Luiz Anchite, farão a soltura dos peixes de espécies nativas doados pela Light.

A meta do Governo do Estado é repovoar o rio Paraíba do Sul, com um milhão de peixes nos próximos dois anos, em parcerias com empresas privadas. Na primeira ação, em Resende, foram soltos 25 mil alevinos de lambaris e piabanhas. Por meio de convênio, a Light já se comprometeu a introduzir mais 75 mil peixes no rio, 25 mil em Piraí, 25 mil em Itaocara e 25 mil na Ilha dos Pombos.

A iniciativa reforça o compromisso com a população e com os mais de 1.700 pescadores que sobrevivem, exclusivamente, da atividade pesqueira no rio e que foram afetados pelo acidente ambiental ocorrido em novembro do ano passado. O rio Paraíba do Sul tem grande importância para o estado. Atravessando 37 municípios, se constitui na única fonte de abastecimento para 85% da população da Região Metropolitana do Rio.

Na ocasião do acidente, 8 mil litros do pesticida Endosulfan, proveniente da empresa Servatis ,vazaram, atingindo 400 km do rio – desde o município de Resende até São João da Barra – e provocando a mortandade de 150 mil toneladas de peixe. O acidente ocorreu justamente no período reprodutivo, o que comprometeu a produção pesqueira para os próximos anos.

Na época, as cidades atingidas tiveram que suspender, temporariamente, a captação de água e a população foi orientada a não consumir pescados capturados no rio. A empresa Servatis foi multada em R$ 33 milhões pelo desastre ambiental.

Bancários em greve aguardam nova proposta salarial dos patrões

A greve dos bancários chegou hoje (6) ao seu 13º dia com 7.063 agências paralisadas em todo o país. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf), a categoria está aguardando uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A federação informou, no último encontro com o comando nacional do movimento, que realizaria uma reunião com os presidentes dos bancos e que entraria em contato com a representação dos bancários para a realização de nova negociação. A proposta dos bancos é de reajuste salarial de 4,5% e mais 5,5% de participação nos lucros e resultados.

Os trabalhadores reivindicam 10% de reajuste salarial, participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários, acrescida de valor fixo de R$ 3.850. Os trabalhadores também querem a inclusão na convenção coletiva de trabalho de uma cláusula de proteção ao emprego em caso de fusão. Os bancários exigem ainda o fim do assédio moral e das metas abusivas.

Guarda Municipal de Paty do Alferes participa de evento sobre o ECA

A Guarda Municipal de Paty do Alferes - uma divisão da Secretaria de Administração, da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes - participou de uma palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ministrada pelo Presidente do CCS de Vassouras, Marcos Antônio Gonçalves, organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Paty do Alferes em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança de Vassouras, no dia 14 de setembro, às 17 horas, em sua sede.

O Comandante da Guarda Municipal, Roberto Vinício, acredita que palestras como estas sempre acrescentam à formação dos Guardas Municipais, que têm contato direto com crianças e adolescentes em seu dia-a-dia. “A Guarda Municipal está comprometida em solucionar os problemas na área de segurança. Para isso, nós fomos preparados a fazer diagnósticos; perceber interesses, motivações e valores; mediar conflitos. É importante também formularmos com a comunidade estratégias para solução das situações de criminalidade. A juventude é um dos maiores focos da atenção da GM de Paty do Alferes,” afirma o Comandante da Guarda Municipal.

Paty do Alferes é tema de documentário como exemplo de cidade segura


Paty do Alferes é exemplo de cidade segura. O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) do município foi indicado pelo Instituto de Segurança Pública, como referência de um Conselho de Segurança do Interior para realização de um documentário sobre Criminalidade X Segurança, que será exibido na Europa.

O diretor do programa Criative Divetar, Peter Van e sua produtora e intérprete Larissa, foram recebidos pelo prefeito de Paty do Alferes, Rachid Elmôr, a Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Anime Elmôr, o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Nacim Elmôr, e pelo CCS no dia 23 de setembro, em sua sede.

Peter Van relatou que observou dez países e que em Paty do Alferes teve uma aula de democracia. “É a primeira vez que vejo a participação e o comprometimento de todos. Aqui os seguimentos envolvidos na Segurança Pública e a sociedade civil debatem os assuntos pertinentes ao tema com muita seriedade.”

O prefeito Rachid Elmôr reforçou a idéia de que Segurança Pública é responsabilidade de todos e que ficou feliz por saber que o exemplo de cidadania desenvolvido no município de Paty do Alferes será levado a conhecimento de muitos países.