terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeitura de Paraíba do Sul traz ao Theatro Municipal Mariano Aranha a exposição “Brincadeira de Criança”, de Ivan Cruz

Realização da Prefeitura de Paraíba do Sul através da Fundação Cultural, exposição do artista plástico deve atrair um grande público, principalmente escola.

O artista plástico Ivan Cruz – carioca radicado na cidade de Cabo Frio - está expondo seus trabalhos até o dia 26 de agosto no Theatro Municipal Mariano Aranha, Centro da cidade, das 9 às 17 horas, com a exposição “Brincadeiras de Criança”. A entrada é gratuita.

Ivan Cruz pintou cerca de 150 quadros, retratando as brincadeiras infantis, e chamou esta série de “Brincadeiras de Criança”. O trabalho ganhou tanta expressão e repercussão no estado que se transformou em um projeto cultural. “É tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado”, afirma o artista.

Para esta exposição, é esperada uma grande visitação, principalmente por parte das escolas do município, estado e rede particular de ensino, já que a exposição é fonte de estudo na pedagogia, psicologia infantil e das artes plásticas, fomentando no visitante adulto à volta ao passado, e nas crianças e adolescentes, mostrar como eram as brincadeiras infantis antes dos jogos eletrônicos. Lígia Vaz, presidente da Fundação Cultural, solicita que as escolas que desejarem visitar a exposição liguem para 2263-1306 e agendem a visita.

Profissionais da prefeitura de Paraíba do Sul participam da capacitação do EGP-Rio

Representantes de Paraíba do Sul participaram na última semana de junho (26 a 28) na Fundação Getulio Vargas (Candelária-centro do Rio de Janeiro) de um encontro de capacitação em gestão de convênios e gerenciamento de projetos. Representando o município estavam Rosangela Sant’Ana Albernaz, Marli Esteves Ribeiro, Luciana Cristina K. Silva e Luis Felipe Moraes Silva, profissionais que atuam na área de convênios das Secretarias de Projetos e Planejamento Urbano, Saúde, Educação e Bem Estar Social da prefeitura do município.

Participaram também representantes de Carapebus, Mangaratiba, Itaguaí, Quissamã e Seropédica.

Idealizado é coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil (EGP-Rio) o treinamento faz parte do Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam). O programa, que tem como meta orientar as prefeituras a manterem a adimplência junto ao Tesouro Nacional, gerenciar a execução de projetos e convênios, diversificar fontes de financiamento e acessar recursos já disponíveis, sobretudo do governo federal, em diversas áreas. A consultoria do Pecam aos municípios é feita através de programas de capacitação presencial, acompanhamento permanente da situação dos municípios e orientação para a criação de escritórios de gerenciamento de projetos locais.

Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras de técnicos do EGP-Rio, com exercícios práticos sobre como executar cada ação com isso aumentando a capacidade de captação de recursos e convênios.

Segundo a superintendente de Convênios do EGP-Rio, Dulce Botto, o objetivo do treinamento é incentivar a autonomia dos municípios, para que identifiquem, controlem e sanem eventuais problemas relacionados à gestão de projetos e convênios. A idéia é dar continuidade ao sucesso do programa, levando-o a outros municípios. Além da melhoria na gestão, incentivamos os municípios a identificarem os programas do Governo Federal que estão abertos à captação de recursos e a priorizarem os projetos de acordo com as reais necessidades da população.

O prefeito Gil Leal afirmou “A velocidade como os cenários mudam e as exigências para o aumento da eficiência e eficácia obrigam que as equipes estejam constantemente passando por um processo de desenvolvimento de conhecimento. A grande tarefa dos gestores públicos é proporcionar a oportunidade aos servidores de exercitarem um constante autodesenvolvimento, que certamente refletirá na qualidade dos serviços oferecido a população”.

Blog do Jornal Folha Regional está de volta.

O Blog do Jornal Folha Regional é um espaço virtual do veículo de comunicação que circula quinzenalmente na região Centro Sul Fluminense.

Após ficar um período parado, uma nova equipe foi nomeada pelo diretor chefe do jornal, Antônio Pereira. As notícias e a administração do blog será de responsabilidade do grupo “André Vieira de Comunicação”, que atualmente é moderadora de vários blog’s da cidade.