terça-feira, 16 de agosto de 2011

Profissionais da prefeitura de Paraíba do Sul participam da capacitação do EGP-Rio

Representantes de Paraíba do Sul participaram na última semana de junho (26 a 28) na Fundação Getulio Vargas (Candelária-centro do Rio de Janeiro) de um encontro de capacitação em gestão de convênios e gerenciamento de projetos. Representando o município estavam Rosangela Sant’Ana Albernaz, Marli Esteves Ribeiro, Luciana Cristina K. Silva e Luis Felipe Moraes Silva, profissionais que atuam na área de convênios das Secretarias de Projetos e Planejamento Urbano, Saúde, Educação e Bem Estar Social da prefeitura do município.

Participaram também representantes de Carapebus, Mangaratiba, Itaguaí, Quissamã e Seropédica.

Idealizado é coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil (EGP-Rio) o treinamento faz parte do Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam). O programa, que tem como meta orientar as prefeituras a manterem a adimplência junto ao Tesouro Nacional, gerenciar a execução de projetos e convênios, diversificar fontes de financiamento e acessar recursos já disponíveis, sobretudo do governo federal, em diversas áreas. A consultoria do Pecam aos municípios é feita através de programas de capacitação presencial, acompanhamento permanente da situação dos municípios e orientação para a criação de escritórios de gerenciamento de projetos locais.

Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras de técnicos do EGP-Rio, com exercícios práticos sobre como executar cada ação com isso aumentando a capacidade de captação de recursos e convênios.

Segundo a superintendente de Convênios do EGP-Rio, Dulce Botto, o objetivo do treinamento é incentivar a autonomia dos municípios, para que identifiquem, controlem e sanem eventuais problemas relacionados à gestão de projetos e convênios. A idéia é dar continuidade ao sucesso do programa, levando-o a outros municípios. Além da melhoria na gestão, incentivamos os municípios a identificarem os programas do Governo Federal que estão abertos à captação de recursos e a priorizarem os projetos de acordo com as reais necessidades da população.

O prefeito Gil Leal afirmou “A velocidade como os cenários mudam e as exigências para o aumento da eficiência e eficácia obrigam que as equipes estejam constantemente passando por um processo de desenvolvimento de conhecimento. A grande tarefa dos gestores públicos é proporcionar a oportunidade aos servidores de exercitarem um constante autodesenvolvimento, que certamente refletirá na qualidade dos serviços oferecido a população”.

Um comentário: