sexta-feira, 1 de março de 2013

Festival Brasil no Cinema Popular Nívea Stelmann, em Paraíba do Sul

Nos dias 2 e 3 de março “Central do Brasil” estará na telona. Premiado internacionalmente, o filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher que trabalha na Central do Brasil. Ela vive com a renda que recebe escrevendo cartas para os analfabetos que passam pela maior estação do Brasil. A história de Dora se cruza com a do menino Josué, que com a mãe, pede a mulher para escrever uma carta para o pai do menino, que mora no sertão nordestino. A mãe de Josué é atropelada fatalmente ao sair da estação, e sem ter para onde ir, o menino se vê obrigado a viver na Central do Brasil. Emocionada, Dora então resolve, junto com Josué, ir ao encontro do pai do menino.
 Nos dias 9 e 10 de março outro sucesso do cinema brasileiro estará em cartaz. “Cidade de Deus”, com direção de Fernando Meirelles, mostra o crescimento do crime organizado na comunidade do Rio de Janeiro. O filme começa com os criminosos Cabeleira, Alicate e Marreco, o Trio Ternura, aterrorizando negociantes com assaltos à mão armada. A trama passa também pela história de Dadinho, que em um assalto à um motel, é colocado como vigia, porém, faz uma verdadeira chacina no lugar, atraindo a atenção da polícia para os criminosos. Outros personagens, como Bené e Buscapé (irmão de Marreco), este último, o narrador das histórias. Várias reviravoltas acontecem durante a película, que retrata o surgimento e o crescimento do crime organizado em uma das maiores favelas cariocas.
 No terceiro fim de semana de março será a vez de “O Céu de Suely”. Os espectadores serão apresentados à Hermila, uma jovem de 21 anos nascida e criada em uma pequena cidade do Ceará, que está grávida e vai com o namorado tentar a vida em São Paulo. Frustrada, ela volta a sua cidade natal e aguarda o retorno do namorado, que desaparece sem deixar pistas. Abandonada, ela resolve ir para o outro lado do Brasil, o Rio Grande do Sul. Porém, para conseguir dinheiro para a viagem ela adota o nome Suely e toma uma atitude que escandaliza a pequena cidade onde vive: rifa o seu corpo, afirmando que o vencedor terá “Uma Noite no Paraíso”. Enquanto o prêmio não sai, ela vai tentando resolver um namoro mal resolvido com um ex-namorado.
 Nos dias 23 e 24 de março, o Cinema Popular Nívea Stelmann receberá a visita da atriz Karine Telles e do diretor Gustavo Pizzi, do filme “Riscado”, que estará em cartaz. Os convidados estarão passando suas experiências aos presentes e respondendo perguntas de todos. O filme conta a história de Bianca (Karine Telles), uma atriz que vive a expectativa de fazer sucesso em sua carreira, porém, enquanto a glória não vem, ela tem que imitar divas do cinema e divulga eventos para se manter. Quando Bianca tira a sorte grande, ela consegue o papel principal em uma produção internacional. O diretor do longa-metragem se encanta com a história de Bianca, e resolve adaptá-la ao seu filme, vivendo Bianca a sua própria história.
 Fechando o Brasil em Cena será o sucesso de crítica e premiação “Tropa de Elite”, de José Padilha. O filme, que conquistou o Urso de Ouro, o Festival Hola Lisboa e levou ainda nove prêmios do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, conta a história do Capitão Nascimento, do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. A história é narrada pelo próprio capitão que aguarda a chegada do primeiro filho e, por isso, vive a tensão de apaziguar algumas favelas para a visita do Papa João Paulo II, e ainda achar um substituto à sua altura para que ele possa se afastar da corporação e ter uma vida tranquila ao lado da família.
 Os filmes começarão sempre às 19h e a entrada é gratuita. O Cinema Popular Nívea Stelmann fica no Centro Cultural Luis Carlos Tavares Coelho, antiga estação ferroviária, no Centro de Paraíba do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário