quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Paraíba do Sul comemorou com grande festa “Dia da Consciência Negra”
A programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Paraíba do Sul foi intensa, começou com uma missa afro na sexta feira (20), na matriz de São Pedro e São Paulo, com a presença do prefeito Gil Leal e secretários de governo e personalidades da comunidade negra.
No sábado no Jardim Velho, aconteceu uma palestra “Consciência Negra - Zumbi” com Juca Ribeiro, mestre em Política Social e superintendente da desigualdade social do Estado. Em seguida diversas atividades culturais aconteceram: Teatro “Negro Fujão”, Grupo Cultura Brasileira – Teatro Meninos de Rua de Petrópolis e apresentações de capoeira, com a Associação Moçambique de Capoeira de Paraíba do Sul e de Três Rios, Escola de Capoeira Mestre Silas, de Levi Gasparian e Três Rios, Liga de Capoeira – Batuque de Criola e Jongo de Valença, e por fim a apresentação dos meninos da Ladeira (Projeto Musica para Tudo – da Secretaria de Bem Estar Social de Paraíba do Sul) e desfile de moda Afro com direção Rodrigo Lafon.
Paraíba do Sul ainda não tem fiscalização antifumo
Começou a valer em todo o Estado do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (18), a Lei Antifumo, a qual determina que os fumantes não podem consumir tabaco em áreas fechadas, como restaurantes, clubes, boates, colégios e bares.
Conversamos com o coordenador do Departamento da Vigilância de Saúde de Paraíba do Sul, Eduardo Estelman Ganboa, o qual afirmou que a fiscalização destes ambientes ainda não teve o seu inicio, por que esta no aguardo de orientação do departamento jurídico da prefeitura.
Em contato com o departamento jurídico, fomos informados que ainda esta semana haverá uma reunião entre as autoridades responsáveis para definir como se realizará esta fiscalização e que na próxima semana a fiscalização já estará nas ruas.
Vale salientar que os responsáveis pelo não cumprimento da Lei Antifumo deverão ser multados e as multas previstas na lei são pesadas.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
1ª Copa de Marcha de Equinos e Muares foi sucesso
A 1ª Copa de Marchas Julio Avelino de Oliveira de Eqüinos e Muares que foi realizada no último final de semana 14 à 15/11 no Parque de Exposição (Antonio Avelino de Oliveira) em Paraíba do Sul, com apoio da prefeitura municipal, através da secretaria de turismo, foi um grande sucesso. Mais de 170 animais inscritos e a presença de um grande número de criadores da região, além do estado de São Paulo do município de Bragança Paulista fizeram a grandiosidade do evento. Era visível a emoção dos criadores de estarem participando desta 1ª Copa de Marchas em Paraíba do Sul.
Diversos prêmios foram distribuídos, 9 televisores, 35 sacos de rações, 6 bicicletas, 100 camisa, 5 aparelho de DVD, 1 diskman, 3 bolsas de viagem, 2 conjuntos de mesas, 2 relógios de pulso e 2 bolas oficiais.
Durante o evento a Bandas Pé Quente e Haras do Forró de Volta Redonda animou os presentes no sábado com um grande show e no domingo Domínio do Forró e Claudinei deram o tom da festa.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Governo municipal realiza mais um sonho dos sulparaibanos e trás universidade
As inscrições para o primeiro vestibular começarão no próximo dia 23 de novembro. Porém o prefeito Gil Leal negociou com a diretora, Flávia Caldas, e conseguiu que, durante a primeira semana (de 23 a 27 de novembro), as inscrições serão gratuitas. Após esse prazo, o valor será de R$ 35,00.
O primeiro vestibular está marcado para o dia 20 de dezembro. Lembrando que os alunos que forem aprovados no vestibular, terão suas aulas iniciando em fevereiro de 2010.
Segundo a Diretora da Unidade de Três Rios, Flávia Caldas, “as inscrições serão realizadas na Escola Municipal Sérgio Cabral, pólo da ULBRA em Paraíba do Sul”, afirmou.
Educação a Distância e Cursos Conectados
A ULBRA trabalha com dois dos mais modernos métodos de ensino. Os cursos por Educação a Distância (EAD) oferecidos em Paraíba do Sul serão: Administração, Beleza, Ciências Sociais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras (Português e Literatura), Libras, Pedagogia e Serviço Social.
Este método de ensino é semi-presencial, onde os alunos recebem a cada matéria o livro da disciplina e um DVD interativo relacionado ao material didático. Os encontros presenciais acontecem uma vez por semana e “os alunos terão um tutor, formado na área de seu curso, proporcionando maiores esclarecimentos da matéria e também a vivência profissional, ambientando o universitário com o mercado de trabalho que irá encontrar ao se formar”, afirmou Flávia Caldas.
Os cursos de Gestão de Negócios Imobiliários e o de Gestão Financeira são conectados, ou seja, os alunos farão as aulas no laboratório de informática do Pólo da ULBRA em Paraíba do Sul.
Chance para os jovens
O prefeito Gil Leal foi incisivo em informar que essa é a hora dos jovens sulparaibanos se qualificarem para o mercado de trabalho. Ele lembrou ainda a sua dificuldade quando teve de fazer seu curso superior em outra cidade, e agora “essa dificuldade não existe mais”, lembrou.
- As mensalidades da ULBRA giram em torno de R$ 200,00 (Duzentos Reais), justamente para que todos possam ter acesso ao ensino superior
Oportunidade de trabalho para sulparaibanos
A diretora Flávia Caldas informou ainda que a contração dos tutores terá a preferência por profissionais de Paraíba do Sul. Ela ressaltou que os interessados devem ser formados nas áreas afins com os cursos oferecidos pela ULBRA. Os candidatos as vagas de tutores devem enviar currículos para o e-mail: diretoriacesec@yahoo.com.br.
Assinatura do contrato
de instalação
Após a entrevista, o prefeito Gil Leal e a diretora Flávia Caldas se dirigiram ao gabinete do chefe do executivo e assinaram o contrato de instalação da universidade em Paraíba do Sul nesta sexta-feira (13). O sonho virou realidade.
sábado, 14 de novembro de 2009
LANÇADA A NOVA REGIÃO TURÍSTICA CAMINHOS COLONAIS
Aconteceu, dia 11 de novembro, às 10:00 horas, no CAER – CLUBE ATLÉTICO ENTRE RIOS, Rua Duque de Caxias, 370, Centro – Três Rios, o lançamento oficial da nova Região Turística Caminhos Coloniais
A solenidade contou com a presença dos prefeitos de Três Rios, Vinicius Farah e Sapucaia, Anderson Zanon e o Vice-Prefeito de Paraíba do Sul, Canela, do Diretor da Turisrio, Sérgio Mello e do representante do Governo do Estado na Região Centro Sul, Celso Jacob , além de cerca de cem empresários do tarde turístico, artesãos e secretários municipais.
A nova região é fruto da articulação dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia, e Três Rios através de seus Prefeitos e Secretários Municipais, visando criar uma região turística que tenha unidade física e identidade regional capaz de aglutinar esforços em torno do desenvolvimento do turismo na região.
Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento dessa atividade foi o fato dos municípios estarem divididos em 3 regiões turísticas diferentes, (Três Rios, Areal e Comendador Levy Gasparian – Serra Verde Imperial / Paraíba do Sul – Vale do Café / Sapucaia – Serra Norte), fato que sempre dificultou uma ação articulada desses municípios e o consequente desinteresse em investir no setor como fator de desenvolvimento regional.
Esse ciclo está sendo quebrado a partir de um movimento regional impetrado pelos novos prefeitos desses municípios e de seus secretários, que reconheceram essa fragilidade e se organizaram para criar a nova região turística.
Historicamente os Caminhos Coloniais contaram a história do desenvolvimento econômico do País. Hoje remetem à reflexão acerca dos fortes elos que unem estes municípios, não só pelos argumentos históricos que se inicia com a abertura do Caminho Novo, desbravado por Garcia Rodrigues Paes em 1711, para o encurtamento do escoamento do ouro das Minas Gerais para o Rio de Janeiro, mas também pela ligação que estes municípios traduzem no processo de desenvolvimento econômico na região Centro Sul Fluminense. Igualmente, o modo de vida, os saberes, os fazeres e a identidade cultural desta região apontam ainda mais argumentos para a sua criação e desenvolvimento, garantindo o sentido de pertencimento do seus munícipes. Alinhada à proposta de política pública nacional para o desenvolvimento do turismo no país, através do programa de regionalização do Ministério do Turismo, implementada em nosso Estado através da Secretaria Estadual de Turismo é que a criação desta nova região faz jus à sua proposta de integração regional, garantindo assim, sustentabilidade e continuidade no processo de desenvolvimento econômico de uma região que vem se destacando no cenário nacional pela sua coesão e proposta de desenvolvimento integrado e ainda, pelo seu grande potencial turístico expressado através de seus argumentos históricos, culturais e ambientais.
Como continuidade do trabalho, os Secretários de Turismo dos municípios deverão nos próximos meses, organizar os Conselhos Municipais de Turismo e criar os Fundos Municipais de Turismo para aqueles municípios que ainda não o possuem.
Segundo o Gerente do SEBRAE/RJ, Jorge Pinho, a instituição deverá promover, em parceria com os Municípios e a Turisrio, ainda desde ano, um seminário sobre as potencialidades do Mercado de Turismo para os Empresários do setor.
O Prefeito de TRÊS RIOS, Vinícius Farah, ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento regional e a unidade dos cinco municípios como diferencial da nova região turística, reiterando que essa prática tem sido uma constante nas atividades da região. Conclamou a todos os segmentos da sociedade, inclusive o empresarial que , teoricamente, não é ligado à cadeia produtiva do turismo, mas que certamente, se beneficiará com o desenvolvimento da atividade, a aderir a esse esforço que resultará, no futuro, em desenvolvimento e riqueza para todos os setores da economia e da sociedade.
Outra providência importante a ser tomada nos próximos dias é realizar o evento de lançamento da nova região em todos os municípios que a compõe, apresentando a peça Caminhos Coloniais e fazendo uma síntese da apresentação das potencialidades turísticas da região.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Prefeitura leva água tratada e de qualidade à Fernandes Pinheiro
A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através do SAAELEG (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Levy Gasparian) iniciou esta semana as obras de construção de uma rede de água com mais de 3 km de extensão, que irá abastecer a localidade de Fernandes Pinheiro.
Segundo o Prefeito Cláudio Mannarino, a obra vem atender uma antiga solicitação dos moradores de Fernandes Pinheiro que passarão a contar com água tratada e de qualidade em suas torneiras.
Realizada com recursos próprios da Prefeitura, a rede de abastecimento de água tem capacidade para atender mais de 600 moradias, beneficiando a centenas de moradores, das proximidades do Conjunto Luis Bento Argon Filho - na Reta, a Fernandes Pinheiro. A expectativa é de que inicialmente, pelo menos 120 residências sejam beneficiadas imediatamente.
Com a mesma qualidade do produto servido aos moradores de outras regiões da cidade, a água utilizada é oriunda da estação de tratamento do Centro e proporcionará maior conforto e qualidade de vida aos moradores que passarão a serem atendidos pela nova rede, cuja conclusão é de 60 (sessenta) dias. (Imprensa PMCLG)
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Governo do Estado assina convênios para investimentos na Região. Paraíba do Sul receberá, pelo Padem, investimentos de R$ 2.719.662,98
O governador Sérgio Cabral visitou, nesta quarta-feira (4/11), os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Paraíba do Sul, localizados na Região Centro-Sul Fluminense, para a assinatura de convênios do Programa de Apoio ao desenvolvimento dos municípios (Padem) e do departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a aquisição de equipamentos e a execução e obras nas cidades.
Em Paulo de Frontin, entre os investimentos com recursos do Padem, no valor de R$ 5.112.076,48, estão a aquisição de seis automóveis, sete caminhões, uma retroescavadeira, dois microônibus com 31 lugares, equipamentos de informática e de escritório para os Postos de Saúde e a compra de seis terrenos para futuras instalações de estações de tratamento de esgoto e órgãos públicos de saúde. Com investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões, o DER vai pavimentar mais de 10 km de ruas
- Quando assumimos, eu e Pezão tivemos a preocupação de recuperar o programa do Padem, que estava parado. Estes recursos serão aplicados verdadeiramente na cidade. Os equipamentos e obras foram escolhidos pelo prefeito. E tenho certeza que vocês vão aplicar muito bem os recursos do Padem – destacou o governador.
Cabral lembrou ainda a importância do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e anunciou que irá ampliar o incentivo, para que todas as cidades cresçam da mesma forma.
-Hoje, o ICMS não tem um padrão. Há municípios que tem o imposto com percentual de 2% e outras com percentual de 18%. O que nós vamos fazer, aqui e em outras cidades, é estender este incentivo de tal maneira que todas as cidades se desenvolvam. Estamos aplicando na área social e na saúde.
Em Mendes, o convênio prevê a recuperação de pavimentação asfáltica em seis logradouros e a construção de galeria e canalização do córrego do Elias, no bairro Santa. O investimento com recursos do Padem é de R$ 2.099.762,78. O DER também vai pavimentar mais de 5 km de ruas no município. O valor do investimento é de R$ 708 mil, com participação do município e do Governo do Estado, e a conclusão das obras está prevista para julho de 2010.
Já Paraíba do Sul receberá, pelo Padem, investimentos de R$ 2.719.662,98 para a aquisição de 10 motos, reforma e revitalização da Praça Garcia e do Abrigo de Passageiros e pavimentação de diversas ruas e de passagem em nível. Outros 5 km de ruas serão recuperados pelo DER, com investimentos do município e do Governo do Estado de cerca de R$ 987 mil. A obra deve ser concluída em julho do ano que vem.